Região

Há “risco elevado e real” de cheias em Montemor-o-Velho. Sabe o que deve fazer?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 2 horas atrás em 11-02-2026

Imagem: Pedro Medina

O concelho de Montemor-o-Velho encontra-se sob risco elevado de cheia, numa situação que está a ser acompanhada de perto pelas autoridades locais e pela Proteção Civil.

A Câmara Municipal alerta que os níveis de precipitação já registados, aliados à chuva prevista para as próximas horas e aos caudais elevados, “exigem a adoção de atitudes de máxima prudência e precaução”.

Segundo o município, é fundamental que a população se mantenha informada através dos canais oficiais e evite deslocações desnecessárias, sobretudo para zonas ribeirinhas ou áreas historicamente inundáveis. A autarquia recomenda ainda que, caso seja inevitável sair de casa, os munícipes consultem o mapa das vias condicionadas e utilizem sistemas de navegação para escolher percursos mais seguros.

PUBLICIDADE

“Nunca atravesse locais alagados, mesmo a pé ou de carro”, reforça a Câmara, que apela também à entreajuda: “Ajude pessoas mais vulneráveis e sinalize situações de necessidade.”

Para quem reside em zonas de maior risco, as autoridades aconselham a retirar viaturas, animais e bens das áreas mais baixas, colocar objetos importantes em locais elevados e ter preparado um kit de emergência com documentos, medicação, água, alimentos, lanterna, rádio e telemóvel carregado. A eventual evacuação deve ser considerada caso venha a ser indicada pelas autoridades.

O município garante que está a acompanhar a situação permanentemente. “Estamos a monitorizar o rio, os taludes e o território hora a hora, com todas as entidades no terreno. Apelamos à serenidade de todos”, refere a autarquia, sublinhando que “a prioridade absoluta é (e continuará a ser) proteger pessoas e salvar vidas”.

Em caso de emergência, deve ser contactado o 112. A Proteção Civil Municipal está também disponível através do número 239 680 766.