Vamos

Há novos habitantes no Parque Biológico da Serra da Lousã. Venha descobrir quem são

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 08-10-2023

O Parque Biológico da Serra da Lousã, pretende ser a maior amostra da fauna selvagem e autóctone do país. Situado no centro de Portugal, em Miranda do Corvo, o parque tem nos seus espaços espécies selvagens como linces, lobos, ursos, veados, javalis, raposas e muito mais, mas, tem também uma das maiores representações nacionais das raças autóctones da agro-pastoricia tradicional.

PUBLICIDADE

Ao longo dos últimos anos, têm sido frequentes as chegadas de novas espécies e raças à Quinta Pedagógica. Chegam agora três novos habitantes vindos da pontinha mais a Norte do nosso país: duas fêmeas e um macho de cabra de raça Preta de Montesinho.

Esta raça apresenta uma estatura mediana, caracterizando-se por ter a pelagem preta ou castanha muito escura. Têm orelhas compridas horizontais ou semi-pendentes, cornos pequenos e os machos apresentam uma barba predominante.

PUBLICIDADE

Com esta aquisição, o Parque pretende apoiar o aumento do efetivo nacional desta raça e promove-la através da educação ambiental das centenas de visitantes que se dirigem ao espaço.

Afirmando-se com uma das principais atrações turísticas da região, o Parque Biológico forma, em conjunto com o Ecomuseu Espaço da Mente e o Templo Ecuménico Universalista, o Trivium. O conjunto conta já com mais de 425 mil visitantes.

PUBLICIDADE

publicidade

Propriedade da Fundação ADFP (FADFP), instituição de solidariedade social sem fins lucrativos com sede em Miranda do Corvo, estes investimentos seguem uma lógica de integração e cerca de 70% dos trabalhadores sofrem de algum tipo de doença, deficiência física ou mental. A instituição apoia mulheres/mães em situação de pobreza, crianças, jovens e adultos com deficiência ou doença mental, idosos doentes em fim de vida, refugiados, pessoas “sem-abrigo”. A FADFP tem vindo a investir nas áreas do turismo e agricultura contribuindo para o desenvolvimento regional e para a sustentabilidade das suas atividades sociais.

Localizado a menos de 20 minutos da cidade de Coimbra e da belíssima aldeia do Gondramaz, o Parque Biológico é servido por uma unidade Hoteleira – o Hotel Parque Serra da Lousã, e também pelo Restaurante Museu da Chanfana. Junto ao Parque existe também uma Loja de Artesanato.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE