Primeira Página

Há (muita) música no jardim da Quinta de S. Jerónimo. Grátis!

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 27-05-2024

HÁ MÚSICA NO JARDIM! assinala em 2024 a sua 11ª edição. Desde 2014 que o ciclo de concertos acontece, ininterruptamente, no espaço ao ar livre do anfiteatro localizado no aprazível jardim da Quinta de S. Jerónimo, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Com organização e produção do Clube Residencial Cidade Jardim, o cartaz de 2024 apresenta, como é sua tradição, distintas sonoridades para um público diverso. Cinco espectáculos, cinco sábados de Junho, sempre às 18h00. Entrada livre.

Abertura no dia 1 de Junho com João Afonso e Rogério Pires que apresentam o projecto Buganvília. Um encontro entre dois Amigos, que cruzam universos musicais partilhados numa empatia única. A marca autoral de ambos e a comum valorização da palavra cantada tornam-se mais nítidas no formato intimista deste concerto: apenas vozes e guitarras.

PUBLICIDADE

A 8 de Junho acolhea Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Coimbra, constituída por alunos das classes avançadas de madeiras, metais e percussão. Sob a direção do professor José Pedro Figueiredo, cada um dos quase 70 jovens instrumentistas constrói competências de execução em contexto de orquestra,fcundindo o timbre do seu instrumento numa cor orquestral global ou revelando a sua individualidade. Com a Orquestra vão estar o Coro de Pais e Encarregados de Educação da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, o Coro do Secundário e o Coro do 3º ciclo do CMC para interpretarem temas relacionados com a temática da liberdade.


Recital de piano a 15 de Junho com uma promessa de futuro, Máximo. Com 20 anos publicou em Março de 2023 o primeiro álbum “Greatest Hits”. Um disco que engloba 12 títulos. Dez anos da vida do pianista e músicas que compôs como reflexo daquilo que ia acontecendo à sua volta. Estudou piano clássico e composição no Conservatório de Lisboa até aos 18 anos. c

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade


Serenata Coimbrã, pela associação Ecos do Passado, celebra a Despedida da Primavera, no dia 22. Performance cultural de apresentação de música de raiz Coimbrã que evoca tradições académicas e populares associadas a esse universo musical, apresentando em simultâneo compositores e intérpretes da música instrumental e vocal de raiz Coimbrã da actualidade. Às vozes e ao som dos instrumentos junta-se uma componente cénica, com a presença de figuras representativas da vida académica e da vida popular e etnográfica da cidade, permitindo ao público experienciar a ambiência das emocionantes Serenatas.

A 29 de Junho, encerramos o ciclo de concertos HMNJ! com Joana Alegre, acompanhada por Vicente Palma. Cantautora entre as fronteiras do folk, art-rock e baroque pop, Joana Alegre fez formação Clássica e Jazz. Estudou em Portugal, na Orquestra de Câmara do Colégio Moderno, na Academia Duarte Costa e na Escola de Jazz Luís Villas-Boas do Hot Club. Aventurou-se lá fora, primeiro numa escola de verão em Itália da New School For Jazz and Contemporary Music (Nova Iorque), e depois na Meredith Monk House Foundation, já em Nova Iorque, onde viria a viver uma temporada prosseguindo a sua formação através de aulas e masterclasses. O seu primeiro disco, “Joan & The White Harts”, foi editado em 2016, e os temas ‘Vast’ e ‘Cavalos Brancos’ foram semifinalistas no International Songwriting Contest, nos EUA, em 2016 e 2019.

Todos os concertos são às 18h00 e de entrada livre.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE