Há muita brincadeira no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha

O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, dedica o mês de dezembro às crianças, e ao direito de brincar, com uma exposição temática relacionada com os brinquedos populares, conferências e diversas oficinas pedagógicas. As atividades programadas no âmbito da exposição são desenvolvidas em parceria com o Instituto de Apoio à Criança.
PUBLICIDADE
De 6 de dezembro a 7 de janeiro 2018 está patente uma exposição de brinquedos populares.
A exposição “Brinquedos Populares”, espólio da Associação Desportiva e Recreativa do Loureiro, constituída por um conjunto de 30 quadros e diversos brinquedos manufaturados pelas mãos da própria criança ou pelos adultos mais próximos, é fruto de um trabalho e recolha nos anos 90, sob a orientação do professor João Amado.
Esta mostra pretende que cada adulto recorde a sua infância e que os mais novos possam perceber a riqueza deste valioso património.
Ainda no dia 6 de dezembro, pelas 17:30, João Silva Amado profere a conferência “Universo do Brinquedo Popular, um Património Cultura a Preservar”
Doutor e Mestre em Ciências da Educação, Licenciado em Filosofia. Professor jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, João da Silva Amado foi também professor da Universidade de Lisboa e Professor Efetivo do Ensino Secundário. Coordenou e participou em vários projetos de investigação nacionais e internacionais e é autor e coautor de livros e artigos sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, epistemologia, pedagogia do ensino superior e etnografia e história da infância.
O Serviço Educativo do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em parceria com o Instituto de Apoio à Criança – IAC e no âmbito da exposição temporária “Brinquedo Popular” propõem para o mês de dezembro, a todas as famílias, crianças e seniores, atividades que prometem dar a conhecer, recordar e partilhar a infância de outros tempos.
O brinquedo popular volta ser o rei da brincadeira, que tanto pode desencadear-se com uma bola de trapos ou a bufa gato, como com a construção de uma cadeira feita com giesta!
Todas as atividades têm entrada livre e estão sujeitas a marcação prévia para o email semscv@drcc.gov.pt ou telefone 239 801 160.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
You must be logged in to post a comment.