Coimbra

Há mais alunos no ensino público em Coimbra. Saiba quais são os valores

António Alves | 9 meses atrás em 18-09-2023

O concelho de Coimbra tem mais alunos e, consequentemente, mais turmas no ano letivo que arrancou no passado dia 15 de setembro. A surpresa acabou por ser o crescimento de 10% dos estudantes no ensino profissional.

PUBLICIDADE

Ana Cortez Vaz revelou que o número de inscritos nas escolas públicas passou de 14.576 alunos em 2022/23 para 15.354 no presente ano letivo de 2023/24. “O aumento verificado decorre, de acordo com o que nos tem vindo a ser comunicado pelas direções dos/as AE/EnA, da entrada de alunos/as provenientes de outros países, maioritariamente do Brasil”, disse a vereadora com o pelouro da educação.

Na intervenção feita no período antes da Ordem do Dia, foi dito que a variação positiva aplica-se a todos os ciclos de ensino, com as exceções a registarem-se no 2.º ciclo (onde houve menos 4% de estudantes) e nos cursos PIEF (Programa integrado de educação e formação), que se manteve.

PUBLICIDADE

Todos os ciclos de ensino registam uma variação positiva, com exceção do 2º ciclo, onde se registou uma quebra de 4%, e nos cursos PIEF (Programa integrado de educação e formação), que manteve.

Ana Cortez Vaz salientou ainda o aumento do número de alunos a frequentar o ensino profissional – 10% -, passando de “1.118 alunos e 56 salas em 2022/2023, para 1.233 alunos e 61 salas no presente ano letivo”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A educação pré-escolar registou um aumento de 9% do número de alunos – passou de 1.079 para 1.179 e de 52 para 53 salas. Este aumento de salas, ainda que manifestamente insuficiente para a procura, deveu-se à abertura de mais uma sala de JI na EB Casais.

Já no 1º ciclo, o aumento de alunos e salas “deveu-se à reativação de salas de algumas escolas e a mais 2 turmas na EB Alice Gouveia e EB 2,3 Silva Gaio.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE