Vamos

Há Festa da Lampreia em P…enafiel

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 23-02-2024

A Festa da Lampreia, em Penafiel, no distrito do Porto, vai decorrer este ano de 22 a 24 de março, numa tenda montada no cais de Entre-os-Rios, informou hoje a organização.

PUBLICIDADE

“Na zona ribeirinha, os amantes da iguaria vão ter oportunidade de degustar os deliciosos pratos típicos, por apenas 20 euros. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel, em parceria com a Junta de Freguesia de Eja”, lê-se numa informação enviada à Lusa.

A Festa da Lampreia é uma das atividades da Rota da Lampreia, um evento que na sua edição de 2024 reúne 13 restaurantes de vários pontos do concelho, que decorre até 31 de março.

PUBLICIDADE

Naqueles estabelecimentos, assinala-se, é possível apreciar a lampreia, com arroz ou à bordalesa, a preços mais acessíveis e preparada de acordo com o receituário tradicional.

“Esta é uma experiência gastronómica que certamente marca quem nos visita, que são muitos e de vários pontos do país e de Espanha”, comenta o presidente Antonino Sousa, citado no comunicado.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o autarca, a Festa da Lampreia é “uma oportunidade única de se apreciar os sabores típicos e deliciosos de Penafiel e usufruir de maravilhosas paisagens naturais”.

A preparação da lampreia na zona de Penafiel, beneficiando da proximidade dos rios Tâmega e Douro, é uma tradição que tem passado de geração em geração, constituindo uma das maiores riquezas gastronómicas, atraindo anualmente apreciadores, sobretudo da região do Porto.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE