Coimbra

Há dedo conimbricense a prevenir a esquizofrenia

Rui Avelar | 4 anos atrás em 18-01-2020

O psiquiatra Tiago Reis Marques, natural de Coimbra, está a intervir numa investigação destinada a ajudar a prevenir a esquizofrenia, de cujos sintomas fazem parte delírios, alucinações, dificuldades de raciocínio e falta de motivação.

PUBLICIDADE


Membro do Instituto de Psiquiatria do King’s College (Londres), o médico, citado, hoje, pelo semanário Expresso, destaca a importância da iniciativa aludindo a “60 anos sem descoberta de novas formas de tratar a doença”. “Qualquer investigação que permita avançar com possíveis terapêuticas constitui um grande avanço”, acentua.


Segundo o Jornal, que remete para um artigo divulgado pela revista “Nature communications”, Tiago Reis Marques contribuiu para comprovar que o cérebro dos esquizofrénicos possui menos sinapses (transmissões de impulsos nervosos de um neurónio para uma célula) do que o cérebro de pessoas saudáveis.

PUBLICIDADE

publicidade


A investigação acabada de divulgar indica que a SV2A, proteína determinante para a formação e manutenção das sinapses cerebrais, quando ligada a uma substância radioactiva, pode ser visualizada mediante recurso à tomografia de emissão de positrões (PET).


A equipa de que Reis Marques faz parte vai avançar para o estudo com base em pessoas possuidoras de manifestações iniciais da doença ou portadoras de factores de risco (como, por exemplo, antecedentes familiares).

PUBLICIDADE


O intuito consiste em perceber se a redução do número de sinapses começa por ocasião do início da maleita ou se até precede o aparecimento dos primeiros sintomas.


A investigação visa, ainda, a tentativa de restaurar as ligações entre os neurónios.


A avaliar por um estudo universitário, há em Portugal perto de 50 000 pacientes a sofrer de esquizofrenia (7 000 dos quais sem acompanhamento médico).
A doença manifesta-se, geralmente, em pessoas com idades entre 15 e 35 anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE