Vamos

Há bucha e pinga “à moda da feira” na Laje Grande! É uma grande farra!

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 10-11-2023

Mais de dez mil visitantes são esperados na Feira do Porco e Enchido de Meruge, que promete promover os saberes e sabores do concelho de Oliveira do Hospital, neste fim de semana, revelou a organização.

PUBLICIDADE

“Este é um evento diferenciador, genuíno e único, que pretende homenagear os nossos ‘porqueiros’ e iguarias. Estimamos que passem pelo certame mais de dez mil pessoas”, evidenciou o presidente da Junta de Freguesia de Meruge, João Abreu.

A 20.ª Feira do Porco e do Enchido de Meruge,  que decorre na ancestral  “Laje Grande” nos dias 11 e 12, conta com mais de 100 expositores, onde será possível encontrar “os sabores únicos da gastronomia local” e “muito artesanato.

PUBLICIDADE

Durante a conferência de imprensa de apresentação do evento, que decorreu na Casa do Bóco, em Meruge, João Abreu recordou que o certame nasceu há duas décadas para evidenciar o papel dos ‘porqueiros’ (negociantes de porcos e vendedores de carne de porco nas feiras de levante da região).

“Foi ainda pensada [a feira] para enaltecer a excelência dos enchidos amanhados por mãos artífices de mulheres”, acrescentou.

PUBLICIDADE

publicidade

Chouriças de carne e de bofes, morcelas e farinheiras, paios e presuntos curados estarão em destaque, para além do arroz de suã, o porco no espeto com arroz de feijão ou os torresmos na caçoila, que poderão ser encontrados em três tasquinhas.

O certame contará ainda com uma Mostra do Porco Bísaro e vários jogos tradicionais, onde figuram o pião, arco, fito, andas, sapo, cheta e panelinha.

A animação e a música também marcarão presença, com espetáculos do Grupo de Teatro e Animação de Rua Vivarte/Almanach, figurando ainda um espaço dedicado aos mais novos.

“As crianças poderão participar em passeios de burro ou divertir-se com insufláveis, pinturas faciais, construção de brinquedos com materiais recicláveis ou participar em torneios de armas”, indicou a organização.

Já o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, aproveitou a ocasião para convidar as pessoas “a visitarem o concelho e a descobrirem a região”.

“Esta é uma feira que soube crescer, alicerçada na tradição das gentes de Meruge. Venham e desfrutem da vida na aldeia, dos seus saberes e sabores”, concluiu.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE