Mundo
Guterres lamenta “escalada após escalada” no Médio Oriente
O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou terça-feira, 1 de outubro, o alargamento do conflito no Médio Oriente “com escalada após escalada”, apelando a um cessar-fogo imediato após o Irão atacar Israel com mísseis.
PUBLICIDADE
“Condeno o alargamento do conflito no Médio Oriente com escalada após escalada. Isso deve parar. Precisamos absolutamente de um cessar-fogo”, frisou o ex-primeiro-ministro português, através da rede social X.
A publicação de Guterres surgiu pouco depois do início de um ataque com mísseis do Irão contra Israel.
I condemn the broadening of the Middle East conflict with escalation after escalation.
— António Guterres (@antonioguterres) October 1, 2024
This must stop.
We absolutely need a ceasefire.
“Em resposta ao martírio de [Ismail] Haniye, de Hassan Nasrallah e do mártir [Abbas] Nilforushan (ex-comandante da Guarda Revolucionária iraniana morto na sexta-feira Beirute), atacámos o coração dos territórios ocupados”, declarou a Guarda Revolucionária do Irão num comunicado divulgado pela agência noticiosa estatal ISNA.
Este anúncio iraniano surgiu depois de o Exército israelita ter informado que tinham sido disparados mísseis do Irão, pouco depois das 19:30 locais (menos duas horas em Lisboa), e ordenado à população para procurar abrigo.
Irã lança mais de 100 mísseis contra Israel, satura Iron Dome e impactos são observados em Tel Aviv.
— Gustavo Rebello (@Gu_rebel) October 1, 2024
IDF confirma ataque e que irá retaliar.
Imagens: pic.twitter.com/WssbracAzc
O secretário-geral da ONU já se tinha manifestado “extremamente preocupado” com a escalada do conflito no Líbano, pedindo respeito pela “soberania e integridade territorial” deste país, horas depois de as Forças de Defesa de Israel (IDF) terem iniciado uma ofensiva terrestre para deter a ameaça da milícia xiita Hezbollah, cujo líder, Hassan Nasrallah, foi morto na sexta-feira num bombardeamento israelita em Beirute.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE