Cidade

Guitarra de João Bagão na Torre de Anto

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 13-07-2016

No âmbito do ciclo de palestras “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”, que se realiza no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (Torre de Anto, à Rua de Sobre Ripas), decorre nesta quinta-feira, 14 de julho, uma palestra dedicada a João Bagão (n. 14 de julho de 1921; m. 9 de dezembro de 1992), por ocasião dos 95 anos do nascimento do guitarrista da Canção de Coimbra.

PUBLICIDADE

fado
Com início previsto para as 18;:00, a iniciativa terá como orador Fernando Marques (guitarrista que integra diversos grupos de fado de Coimbra), que dedica ao homenageado o tema “A importância da Guitarra de João Bagão na discografia da Canção de Coimbra: dos EP’s de Paradela d’Oliveira aos LP’s de Luiz Goes”.

A entrada é livre, ainda que condicionada à lotação do miniauditório da Torre de Anto.

PUBLICIDADE

João Carlos Bagão Moisés foi, no entender de Fernando Dias Marques, um dos mais influentes guitarristas de Coimbra. Naquele que seria o dia do 95.º aniversário do cultor da Canção de Coimbra, o orador destacará alguns aspetos relacionados com o seu percurso musical e, sobretudo, com o papel que desempenhou, nos anos sessenta do século passado, na definição de uma Nova Canção de Coimbra.

Nesse contexto, o seu papel em parceria com o cantor Luiz Goes acabou por ser fundamental na criação de uma linha orientadora, em termos ideológicos, de uma nova sonoridade musical, em que a guitarra passou a assumir um papel mais arrojado no acompanhamento, num profundo diálogo entre os instrumentos e a voz.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE