Cidade

Guitarra de João Bagão na Torre de Anto

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 13-07-2016

No âmbito do ciclo de palestras “Canção de Coimbra: Cultores e Repertórios”, que se realiza no Núcleo da Guitarra e do Fado de Coimbra da Câmara Municipal de Coimbra (Torre de Anto, à Rua de Sobre Ripas), decorre nesta quinta-feira, 14 de julho, uma palestra dedicada a João Bagão (n. 14 de julho de 1921; m. 9 de dezembro de 1992), por ocasião dos 95 anos do nascimento do guitarrista da Canção de Coimbra.

fado
Com início previsto para as 18;:00, a iniciativa terá como orador Fernando Marques (guitarrista que integra diversos grupos de fado de Coimbra), que dedica ao homenageado o tema “A importância da Guitarra de João Bagão na discografia da Canção de Coimbra: dos EP’s de Paradela d’Oliveira aos LP’s de Luiz Goes”.

A entrada é livre, ainda que condicionada à lotação do miniauditório da Torre de Anto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

João Carlos Bagão Moisés foi, no entender de Fernando Dias Marques, um dos mais influentes guitarristas de Coimbra. Naquele que seria o dia do 95.º aniversário do cultor da Canção de Coimbra, o orador destacará alguns aspetos relacionados com o seu percurso musical e, sobretudo, com o papel que desempenhou, nos anos sessenta do século passado, na definição de uma Nova Canção de Coimbra.

Nesse contexto, o seu papel em parceria com o cantor Luiz Goes acabou por ser fundamental na criação de uma linha orientadora, em termos ideológicos, de uma nova sonoridade musical, em que a guitarra passou a assumir um papel mais arrojado no acompanhamento, num profundo diálogo entre os instrumentos e a voz.