Primeira Página

Guilherme Baptista: O jovem sourense que se transforma numa “fera” em palco

Susana Brás | 4 meses atrás em 10-01-2024

Guilherme Baptista com apenas 17 anos é uma força da natureza, uma verdadeira fera em palco. O jovem sourense demonstrou isso mesmo no seu trajeto no programa televisivo The Voice, transmitido na RTP, conquistando no passado domingo, 7 de janeiro, o terceiro lugar na final do concurso de talentos.

PUBLICIDADE

“Construir uma carreira a solo e gravar um disco” são os objetivos deste “miúdo”com uma voz doce e irreverente que ao longo do programa “arrebatou” o coração dos portugueses.

“Fazer chegar às pessoas o que de melhor a música pode trazer e expressar, fazendo desta paixão que é a música, a minha vida”, conta em entrevista exclusiva ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

“O estilo musical que melhor me define é o rock”, adianta Gui, como é conhecido pelos amigos.

“Quero reavivar a alma rock que Portugal ainda tem”, é o desejo do estudante que pretende “viver da música, com a música e para a música” e para isso pretende interpretar, mas também escrever os próprios temas.

PUBLICIDADE

publicidade

“Quero fazer temas que possam ajudar as pessoas  e que abordem a saudade ou a solidão”, são algumas das muitas ideias do jovem que vive em Casal de S. Pedro.

Os seus primeiros passos na música foram dados com a guitarra, aprendendo a tocar uns acordes, seguindo o irmão, em aulas privadas. Mais tarde, aprendeu a tocar piano e a cantar, e frequentou a Academia de Música de Coimbra.

Em casa, durante a pandemia, de forma muito autónoma, aperfeiçoou os conhecimentos adquiridos.
Em 2022, estreou-se nos palcos com o programa Ídolos da SIC, onde passou em apenas três audições.

Apesar de o jovem admitir que foi uma “desilusão”, não desistiu e decidiu continuar em frente. Por isso, durante esse verão tornou-se vocalista da banda de rock Anónimos.

Foi o pai que o desafiou a inscrever-se mais uma vez num concurso de talentos, desta vez no The Voice, e tentar seguir o seu sonho.

Em setembro começa a nova aventura. Nas provas cegas conseguiu virar três das quatro cadeiras de jurados, Guilherme Baptista não teve dúvidas, seguiu o coração e escolheu Fernando Daniel como mentor.

“Eu já era fã do Fernando Daniel, comecei por cantar algumas das músicas dele e no momento de escolher segui o meu coração”, confessa o jovem, sublinhando que tem no mentor um amigo. “Ele faz questão que eu saiba que ele está ali para me ajudar”.

O aluno do ensino secundário em Ciências e Tecnologia no Instituto Pedro Hispano conquistou o terceiro lugar na última edição do The Voice. A experiência no programa é descrita como “um sonho”, onde eram “uma família”.

“Estou triste pelo programa ter acabado. O terceiro lugar alcançado já é uma vitória, nunca esperei chegar à final. Estou muito feliz com o meu caminho”, refere, admitindo”foi incrível chegar onde cheguei, nunca imaginei”.

O The Voice Portugal foi uma rampa de lançamento para o seu sonho e recorda o carinho que tem recebido dos portugueses:  “São muitas as mensagens que recebo e tento responder a todas. Fico muito grato pelo carinho que me têm dado”.

Após a sua caminhada no programa da RTP, decidiu criar uma página no facebook para o seu conteúdo chegar ao maior número de pessoas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE