Coimbra

Guia turístico interativo para crianças venceu concurso municipal de ideias em Condeixa

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 02-04-2019

O projeto “FamiWEE- Condeixa for families” venceu o “Concurso Municipal de Ideias de Negócio 2018/2019”, que decorreu no passado dia 22 de março no auditório do Museu PO.RO.S, em Condeixa, no âmbito da iniciativa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra – 6ª edição”, lançado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e integrado no projeto “Realiza-te”, cofinanciado pelo Centro 2020, FSE e União Europeia.

PUBLICIDADE

Estiveram a concurso seis ideias de negócio do ensino secundário/profissional, tendo saído vencedor o projeto “FamiWEE- Condeixa for families” que irá representar o município de Condeixa na Intermunicipal BootCamp, que decorrerá nos dias 6 e 7 de abril, em Mortágua.

PUBLICIDADE

O projeto “FamiWEE- Condeixa for families”, da autoria de três alunas do 12º ano do Curso de Técnico de Turismo, da Escola Secundária Fernando Namora, consiste em criar uma aplicação para o público mais novo (crianças e seus pais) visitar Condeixa com mais motivação.

O projeto consiste na criação de uma aplicação móvel (APP) que, inicialmente, abrangerá o município de Condeixa-a-Nova mas que no futuro poderá ser alargada a outros municípios. A APP terá jogos interativos/temáticos cujo objetivo é motivar tanto as crianças como as suas famílias a visitarem o destino onde a APP está implementada. Pretende-se, então, criar a vertente “Family Friendly”.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste concurso foi ainda apresentado o projeto que vai estar representado no Concurso Intermunicipal Expo Empresas – 3º Ciclo, que se vai realizar a 25 de maio em Vila Nova de Poiares. Da autoria da turma D do 8º ano da Escola Nº2 de Condeixa-a-Nova, o projeto “PanisCondeixa” consiste na recriação do “pão romano” usando produtos endógenos típicos do período romano, tornando-o num novo gastronómico típico da região.

O projeto Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra tem como conceito “aprender fazendo – desenvolver soluções educativas e de formação em empreendedorismo”, apostando no desenvolvimento de competências e na resolução de problemas e desafios.

Os trabalhos desenvolvem-se em ambiente de sala, com o apoio dos professores envolvidos no projeto, do Gabinete de Apoio ao Empreendedor e da empresa consultora, a “Gesentrepreneur”.

Com um aumento progressivo do número de participantes envolvidos, reconhece-se e valoriza-se através desta iniciativa o mérito de jovens e comunidade escolar como ferramenta essencial de desenvolvimento e crescimento social, económico e regional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE