No próximo dia 10 de setembro, quarta-feira, o Largo do Romal, na Baixa de Coimbra, será o palco para a apresentação final da oficina “Guia Afetivo da Baixa: Pelos Olhos das Crianças que a Habitam”, com início às 14:00.
Esta visita guiada será conduzida pelas próprias crianças e jovens participantes, que terão a oportunidade de partilhar com o público os locais e memórias afetivas da cidade que consideram especiais.
A iniciativa integra o projeto N.I.B. – Núcleo de Imaginação da Baixa, uma proposta de curadoria da Associação Há Baixa, realizada em parceria com A Oficina e inserida no programa cultural Verão a Dois Tempos, promovido pelo Município de Coimbra.
PUBLICIDADE
Durante cinco sessões, as crianças e jovens participaram ativamente na criação de um mapa “vivo e coletivo”, que destaca não os pontos turísticos tradicionais, mas sim recantos da Baixa de Coimbra que possuem significados afetivos, memórias e histórias pessoais. O resultado é um retrato único da cidade, repleto de detalhes e segredos que revelam uma Coimbra vista através dos olhos mais jovens e sensíveis.
A visita guiada é uma excelente oportunidade para redescobrir a Baixa, não como um turista, mas como um habitante da cidade, percebendo-a através das experiências e sentimentos dos seus habitantes mais novos. A entrada é livre, e o público é convidado a participar nesta jornada afetiva pela cidade.
PUBLICIDADE