Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Guerrilha da Agulha espalha por Coimbra frases em ponto de cruz sobre o 25 de Abril

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 19-03-2014

A Guerrilha da Agulha, do Clube de Crochet e Tricot de Coimbra, está a criar 14 painéis com frases relacionadas com o 25 de Abril, que depois estarão expostas em espaços públicos da cidade nas vésperas das comemorações dos 40 anos da revolução.

PUBLICIDADE

A iniciativa pretende “provocar e fazer pensar”, tendo sido escolhidas expressões “perfeitamente atuais, que é como se a História fosse cíclica”, explicou Filipa Alves, uma das dinamizadoras.

Poderá ler-se “A luta continua”, “Vemos, ouvimos e lemos. Não podemos ignorar”, de uma canção de intervenção escrita por Sophia de Mello Breyner, entre outras expressões, que “estranhamente fazem sentido hoje”, como “Isto é só fumaça” ou “Calma, que o povo é sereno!”, por Pinheiro de Azevedo.

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de ainda não haver certezas quanto ao espaço onde estarão expostas as frases em ponto de cruz, Filipa Alves aponta para várias possibilidades, como a exposição em ‘mupis’ da Câmara de Coimbra, em espaços públicos ou na fachada de um dos edifícios da Praça da República.

A iniciativa começou a ser desenvolvida no sábado, na Casa da Esquina, uma das entidades responsáveis, e é a quarta intervenção da Guerrilha da Agulha, que foi criada em 2011, com uma teia de aranha no Jardim Botânico, de forma a “alertar para a pouca frequência dos espaços públicos”.

PUBLICIDADE

A iniciativa reúne mais de uma dezena de pessoas, havendo “desde miúdas novas que nunca aprenderam tricot e que querem aprender, até senhoras de 60 anos que já sabem e que estão a retomar o processo”, afirmou à Lusa Filipa Alves.

Será também criado um blogue para a iniciativa, onde as frases estarão contextualizadas e explicadas para que se consiga fazer “um paralelo entre algo que pode ser encarado como uma brincadeira e a provocação”.

A guerrilha segue os passos de um movimento internacional intitulado “yarnbombing”, que, de acordo com a responsável, pega no conceito da grafite, “mas com tricot e crochet em vez de tinta”, numa forma de se “embelezar as cidades que normalmente estão cobertas de betão”.

O projeto é também “uma forma de protesto” que procura “ocupar o espaço público e intervir no mesmo”, disse.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com