Coimbra

Guerra sem Compaixão entre Câmara e Fundação

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 08-09-2016

Jaime Ramos, líder da Fundação ADFP, afirma que a construção do Hospital Compaixão, em Miranda do Corvo,  corre o risco de ter de parar devido à inoperância da autarquia.

PUBLICIDADE

Jaime Ramos
Segundo o médico,  “a primeira pedra foi lançada em 1 de Junho de 2016. Já passaram 3 meses…Durante o processo de aprovação do projecto a Câmara Municipal várias vezes obstaculizou o processo criando demoras ilegais”.

Houve períodos em que a Câmara “fechou” o processo em gavetas para atrasar a aprovação e outras em que colocou questões risíveis e sem fundamento só para dificultar. Tudo a Fundação aguentou para ultrapassar os obstáculos e conseguiu aprovar o projecto, acusa Jaime Ramos.

PUBLICIDADE

publicidade

Apontando armas à Câmara Municipal de Miranda do Corvo, liderada por Miguel Baptista,  o Presidente da ADFP diz mesmo que agora há uma “nova telenovela”. É melhor ver:


A Fundação requereu licença para obras mas a autarquia ainda não concedeu porque não sabe que taxas aplicar!

PUBLICIDADE

 Incrível…
 De acordo com o regulamento de taxas as IPSS, instituições particulares de solidariedade social, têm direito a uma isenção de taxas  de 75%, mesmo que para obras que não criem postos de trabalho. O regulamento camarário de apoio ao investidor permite que investimentos que criem postos de trabalho tenham isenção total de taxas, critério que a câmara tem seguido.

Como o Hospital vai criar dezenas de postos de trabalho seria legítimo que a câmara concedesse isenção de taxas como tem feito perante outros investidores. Em vez de tomar esta atitude a câmara decidiu  pedir um parecer jurídico aos colaboradores  da autarquia.
Ou seja a Fundação para qualquer obra, como IPSS, tem direito a 75% de desconto. Fazendo um investimento para criação de postos de trabalho deve ter isenção total,100%.
A falta desta decisão impede o empreiteiro de conseguir que EDP lhe ligue a electricidade para obras o que pode implicar a suspensão das obras, atrasando o investimento e causando sérios prejuízos.

Este comportamento de obstaculizarão da câmara é uma constante. Basta pensar no embargo das obras do Templo. Não fosse a persistência da ADFP fundamentada nos pareceres da CCDRC (Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento da Região Centro) e a obra ainda estaria parada…

Basta lembrar o caso da construção do Hotel. A câmara em vez de conceder isenção de taxas de construção decidiu que a Fundação tinha de pagar primeiro  e que depois a câmara devolveria o valor.

No Hotel a câmara obrigou a pagar uma taxa excessiva, acima do valor legal.
A câmara comprometeu se a devolver o valor pago pela fundação nas taxas do hotel. O hotel está a funcionar quase há um ano, a empregar pessoas e a captar turistas e a câmara ainda não devolveu o dinheiro para criar dificuldades de tesouraria ao Hotel Parque Serra da Lousã Lda.

Parece que a intenção é criar conflitos e dificuldades sistemáticas no relacionamento das duas instituições”.

Como habitualmente, Notícias de Coimbra aguarda que a Câmara Muncipal de Miranda do Corvo responda à Fundação ADFP.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE