Região

“Guardiões da Areia” defendem ambiente na Praia da Tocha. “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 24-06-2024

Os alunos que estão a participar no projeto denominado “Guardiões da Areia”, promovido pela Divisão de Gestão Florestal e Recursos Naturais do Município de Cantanhede, no âmbito do programa Bandeira Azul 2024, subordinado ao tema “O Mar Precisa de Líderes – A tua praia é a tua causa”, programaram várias atividades a que designaram “Operação Triatlo Sustentável”.

PUBLICIDADE

Este triatlo compreende uma ação de controlo e remoção de espécies exóticas invasoras, que será antecedida de uma sessão de sensibilização e que se realizará no dia 27 de julho. Já para o dia 10 de agosto está agendada uma recolha de lixo na praia e a realização de um workshop para criação de peças de arte com parte do lixo recolhido e cujos melhores trabalhos serão premiados. 

Paralelamente decorrerão outras iniciativas, nomeadamente a recolha de toalhas de praia usadas, com o intuito de serem transformadas em sacos reutilizáveis. O processo de recolha das toalhas já está em curso e os sacos serão produzidos por utentes de alguns lares e instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho. Os sacos serão oferecidos como prémios no workshop de dia 10 de agosto, sendo que os restantes serão vendidos a preços simbólicos, com as verbas a reverter para os lares e IPSS aderentes.

PUBLICIDADE

Outra das iniciativas passa pela criação de cartazes com informações relevantes sobre espécies de flora e/ou fauna importantes da Praia da Tocha. Os cartazes vão ser colocados online, assim como na praia, à entrada dos passadiços.

A participação nas atividades de dia 27 de julho e 10 de agosto pressupõe inscrição prévia. O processo de inscrições decorrerá a partir de 15 de julho e será divulgado nas redes sociais do Município e das escolas envolvidas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE