Vamos

Guarda volta a transformar-se em Cidade Natal entre 01 e 25 de dezembro

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 meses atrás em 27-11-2023

A Guarda volta a transformar-se na Cidade Natal, de 01 a 25 de dezembro, com uma programação que envolve crianças, associações e instituições do concelho.

PUBLICIDADE

A abertura do evento será nesta sexta-feira, dia 01 de dezembro, pelas 17:00, com uma parada de Natal entre o Jardim José de Lemos e a entrada da Rua do Comércio, divulgou, numa nota, a Câmara Municipal da Guarda.

PUBLICIDADE

As luzes de Natal serão ligadas pelas 18:00, um momento que será assinalado na Praça Luís de Camões, também conhecida por Praça Velha, com o espetáculo multimédia “aGuarda-me o Natal”, da Associação Sou Só e o Saint Dominic Gospel Choir.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste local estarão instalados o carrossel parisiense, a roda, o comboio de Natal, a pista de patinagem no gelo, a casa do Pai Natal e a árvore de Natal gigante.

A autarquia revela que haverá ainda um mercadinho de Natal com “os sabores tradicionais desta época natalícia”.

PUBLICIDADE

Durante a Cidade Natal, as árvores dos jardins José de Lemos e Frei Pedro voltam a ganhar “outra cor” com os trabalhos das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), das escolas do 1.º ciclo, dos jardins-de-infância e do Conselho Municipal da Juventude.

O desafio à criatividade tem este ano como tema “Raízes de Natal – Cenografias Urbanas”.

A programação incluiu ainda Concertos de Natal na Aldeia entre os dias 01 e 17 de dezembro. A Câmara da Guarda refere que as músicas de Natal vão chegar “com a colaboração dos grupos de cantares das associações culturais do concelho da Guarda, difundindo os cantares tradicionais da quadra natalícia”.

Na freguesia da Guarda, os concertos de Natal acontecem de 02 a 17 de dezembro. nas igrejas da Misericórdia, São Vicente, São Miguel, São Pedro, Bonfim, Mileu e Sequeira. Recebem as atuações de Angelicus Duo, Duo Contrasti, Diamar, Cláudia Vaz, Alma Mater, Grupo de Coral de Maçainhas, Casa do Povo do Paúl e o Orfeão do Centro Cultural da Guarda.

No dia 24 de dezembro, como é tradição na cidade mais alta de Portugal, o ponto de encontro dos guardenses é no madeiro de Natal, que estará a arder desde meio da tarde na Praça Luís de Camões. O fogo será aceso ao som da atuação da Jingle Band.

Dois dias depois, cumpre-se a tradição do magusto da velha em Aldeia Viçosa, “com as castanhas a serem lançadas do cimo da torre da igreja em honra de uma benemérita da freguesia”, descreve a autarquia.

Durante a quadra natalícia, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o Teatro Municipal e o Museu da Guarda realizam diversas atividades, para desfrutar em família, e a Câmara promove o Concurso de Montras, para “dinamização, promoção, atratividade e divulgação do comércio de proximidade”.

Nos dias 03 e 04 de janeiro, o espetáculo “O Principezinho” sobe ao palco do grande auditório do Teatro Municipal da Guarda, especialmente dirigido ao público infantil do concelho.

A programação desta quadra termina no Dia de Reis, 06 de janeiro, com o espetáculo “Vamos Cantar as Janeiras!”, sob direção artística de Jorge Pedro Narciso, que contará com a participação das coletividades e grupos de todo o concelho da Guarda.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com