Região

Guarda espera explicações sobre reabertura da Linha da Beira Alta

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 21-09-2023

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, manifestou-se hoje “muito preocupado” com as notícias de mais um adiamento da reabertura da Linha da Beira Alta e aguarda por explicações.

PUBLICIDADE

O autarca disse esperar “ansiosamente” por explicações sobre os motivos que levaram a mais um adiamento da reabertura da Linha, prevista para novembro.

“Aguardamos que seja dada uma justificação plausível aos autarcas e informações sobre o plano de recuperação do atraso”, sustentou Sérgio Costa no final da reunião do executivo municipal.

PUBLICIDADE

O autarca diz perceber “todos os constrangimentos que possam existir”, mas pede “para que sejam envidados todos os esforços para que a linha possa abrir no mais curto espaço de tempo”.

Sérgio Costa realça que o atraso das obras na Linha “pode implicar o atraso no arranque da instalação do Porto Seco”.

PUBLICIDADE

publicidade

Recorda que os estaleiros das obras estão localizados na zona onde a Administração do Porto de Leixões quer implementar o Porto Seco.

O autarca manifesta-se igualmente preocupado pelo atraso na execução das variantes da Sequeira e dos Galegos que irão permitir “pôr fim” às passagens de nível.

A Infraestruturas de Portugal tinha anunciado em maio que a Linha da Beira Alta deveria abrir no dia 12 de novembro, depois da reabertura ter estado prevista para janeiro deste ano.

A Linha encontra-se cortada desde abril de 2022 para obras de modernização e de aumento de capacidade, que representam um investimento de cerca de 600 milhões de euros, integrado no programa Ferrovia 2020.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE