Coimbra

Grutas reabrem em 1 de agosto

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 21-07-2020

As grutas, o único equipamento cultural sob tutela do Estado que permanece encerrado devido à pandemia da covid-19, reabrem no dia 01 de agosto, anunciou hoje a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, no Parlamento.

PUBLICIDADE

Lembrando que as grutas são “o único equipamento cultural que falta abrir, pelas razões que se tornam óbvias, que tem que ver com oxigenação e circulação de ar”, Ângela Ferreira afirmou, numa audição na comissão parlamentar de Comunicação e Cultura, que a tutela recebeu, “hoje de manhã, um parecer favorável da Saúde”, em relação à reabertura daqueles espaços.

“Portanto na próxima resolução de Conselho de Ministros, as grutas vão poder reabrir, ou seja, a partir de dia 01 de agosto, as grutas vão reabrir, cumprindo os planos de contingências e regras aplicadas aos equipamentos culturais”, afirmou.

PUBLICIDADE

O anúncio foi feito por Ângela Ferreira em resposta à deputada do PSD Olga Silvestre, que questionava sobre o facto de as grutas, nomeadamente as de Mira de Aire, em Porto de Mós, ainda estarem encerradas.

Na semana passada, os deputados do PSD eleitos por Leiria questionaram a ministra da Cultura sobre o mesmo assunto.

PUBLICIDADE

publicidade

Na pergunta enviada, os deputados verificavam que “as grutas nos outros países da Europa e nos EUA [se encontravam] abertas ao público” e sublinhavam que o espaço de Mira de Aire tem “o plano de contingência aprovado, que ainda é mais restritivo do que a DGS [Direção-Geral da Saúde] aconselha”.

Os sociais-democratas consideram que “não se justifica manter o encerramento das grutas de Mira de Aire, atendendo a que todos os museus, monumentos e imóveis equiparados estão abertos ao público”.

As grutas de Mira de Aire estão encerradas desde o dia 15 de março.

Os equipamentos culturais começaram a reabrir em 04 de maio, de acordo com o “Plano de Desconfinamento” do Governo, aprovado em 30 de abril.

Em 04 de maio, reabriram livrarias, bibliotecas e arquivos, seguindo-se museus, palácios, galerias e monumentos, em 18 de maio.

Cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos puderam reabrir a partir de 01 de junho.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE