Crimes

Grupo que agredia idosos em Coimbra e Aveiro saca 700 mil euros em assaltos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 09-02-2023

No âmbito da “Operação Teia Dourada”, um grupo de 16 suspeitos foi detido pela PSP pela onda de assaltos violentos que andava a perpetuar nas zonas de Aveiro e Coimbra onde os alvos eram principalmente idosos. O grupo foi agora acusado por crimes de roubo agravado, furto qualificado, dano, introdução em lugar vedado ao público, detenção de arma proibida, condução sem habilitação legal, recetação e resistência e coação sobre funcionário, segundo o Correio da Manhã.

PUBLICIDADE

Em apenas 5 meses fizeram 35 assaltos que renderam cerca de 700 mil euros, sobretudo em dinheiro e ouro. Num dos casos, assaltaram uma casa desabitada, em Troviscal, Águeda, que continha um cofre com ouro e dinheiro que lhes rendeu 390 mil euros.

“O gang tinha como alvo preferencial casas onde residiam idosos sozinhos. Na maior parte dos casos, as vítimas foram amarradas e agredidas para revelarem os locais onde escondiam os bens. Em cada assalto participavam dois a quatro operacionais”, informa o jornal.

PUBLICIDADE

publicidade

Em julho, foi também assaltado Armando Valente, de 89 anos, em Fermelã, Estarreja, que descreveu ao CM o terror que viveu. “Taparam-me a boca e apontaram-me uma arma à cabeça. Exigiram ouro e dinheiro”, contou.

O idoso entregou as suas poupanças que rondavam os 4 mil euros. “Tive muito medo. Levaram-me todo o dinheiro que tinha, não fiquei com um cêntimo”, lamentou. Destruíram ainda o telefone de Armando para que não pudesse pedir ajuda.

PUBLICIDADE

“Dos 16 detidos, cinco homens ficaram em prisão preventiva depois de serem presentes ao Tribunal de Aveiro. Já os outros onze saíram em liberdade com aplicação de medidas de coação mais leves, como apresentações na esquadra”, segundo o Correio da Manhã.

O julgamento deverá arrancar, em Aveiro, nos próximos meses.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE