Quatro pessoas — duas mulheres, de 26 e 45 anos, e dois homens, de 23 e 42 — estão a ser julgadas no Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, acusadas de vários crimes violentos após alegadamente terem sequestrado e agredido o antigo senhorio para o obrigar a devolver dinheiro relacionado com o arrendamento de uma habitação em Casal dos Netos, Cantanhede.
PUBLICIDADE
De acordo com a acusação, consultada pelo Correio da Manhã, os arguidos pretendiam recuperar 1350 euros pagos anteriormente a título de caução e de dois meses de renda. Para tal, terão delineado um plano que incluiu agressões físicas, sequestro, roubo e extorsão.
PUBLICIDADE
Na sessão inicial do julgamento, apenas um dos quatro acusados compareceu em tribunal, optando por não prestar declarações. Perante a ausência dos restantes, o coletivo de juízes decidiu emitir mandados de detenção para assegurar a comparência dos arguidos nas próximas audiências.
Durante o julgamento, descreve o mesmo jornal, a vítima relatou os momentos de violência vividos a 9 de março de 2025, quando terá sido surpreendida em casa pelo grupo, composto por familiares entre si. Segundo descreveu, os suspeitos arrombaram a porta da residência e arrastaram-no à força até um curral de animais, onde foi agredido com murros e bofetadas.
Posteriormente, o homem foi levado novamente para o interior da habitação, onde terá sido ameaçado de morte com uma faca caso recorresse às autoridades. A acusação refere ainda que os arguidos lhe amarraram mãos e pés com fitas plásticas, voltaram a agredi-lo e derramaram gasolina sobre as pernas, ameaçando incendiá-lo se não entregasse o dinheiro, dá conta o CM.
Além das agressões, os suspeitos terão ainda roubado um cartão bancário pertencente à vítima.
Os quatro respondem agora por crimes de extorsão agravada, sequestro, roubo, ofensa à integridade física e violação de domicílio, entre outros ilícitos.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE