Política

Grupo de Coimbra do PPD evocado volvidos 50 anos

Notícias de Coimbra | 4 semanas atrás em 21-06-2024

Um grupo de notáveis que esteve na génese do PPD/PSD é evocado, esta tarde, em Coimbra.

PUBLICIDADE

“O grupo de Coimbra do PPD na construção de Abril” [de 1974] é o lema de um evento, a realizar no Colégio da Trindade, em que usam da palavra, por exemplo, João Paulo Barbosa de Melo, Paulo Mota Pinto, Jorge Figueiredo Dias e José Xavier de Basto.

A sessão de abertura, pelas 15h00, conta com as participações de João Nuno Calvão da Silva (vice-reitor da Universidade de Coimbra), Álvaro Beleza (presidente da SEDES – Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social), Fernando Santos Pereira (da associação cívica Civicus), Jorge Lacão (Associação dos ex-deputados à Assembleia da República) e Albino Almeida (Associação Nacional de Assembleias Municipais).

PUBLICIDADE

Filho de António Barbosa de Melo (antigo presidente do Parlamento), João Paulo foi deputado à AR e líder do Município de Coimbra. Paulo Mota Pinto, também ex-deputado e antigo juiz do Tribunal Constitucional, é filho do outrora primeiro-ministro Carlos Mota Pinto (presidente do PSD, há 40 anos, depois de ter chefiado o IV Governo).

Jorge Figueiredo Dias é um reputado penalista (catedrático de Direito jubilado) e Xavier de Basto, conceituado fiscalista, foi secretário de Estado no Executivo liderado por Carlos Mota Pinto.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

João Nuno, vice-reitor da UC, um dos oradores na sessão de abertura da iniciativa, é filho de João Calvão da Silva, que foi ministro (2015) e secretário de Estado adjunto do outrora vice-primeiro-ministro Carlos Mota Pinto (membro de um Governo formado pelo PS e pelo PSD, 1983-85).

Da geração de João Calvão da Silva (falecido, tal como António Barbosa de Melo e Carlos Mota Pinto) faz parte, por exemplo, Joaquim Fernando Nogueira, que foi ministro e líder do PSD.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE