Um veículo blindado de transporte de valores foi alvo de um assalto violento, esta segunda-feira, numa estrada que liga Brindisi a Lecce, no sul de Itália. O ataque, que foi filmado e divulgado nas redes sociais, ocorreu nas primeiras horas da manhã e envolveu um grupo armado que terá agido de forma altamente organizada.
Segundo a imprensa italiana, a carrinha transportava uma quantia elevada de dinheiro. Nas imagens é possível ver dois automóveis, um preto e outro branco, a bloquearem a via e a impedirem a passagem do trânsito, incluindo do veículo blindado. Três homens surgem no local, dois vestidos de preto e um de branco, todos armados, com um deles a aproximar-se da carrinha.
Momentos depois, regista-se uma explosão, que deixou o veículo parcialmente destruído. Com o rosto tapado, os assaltantes aproveitaram para retirar o dinheiro do interior e fugir.
PUBLICIDADE
As autoridades acreditam que o ataque terá sido levado a cabo por cerca de 10 indivíduos, com recurso a carros roubados para travar a circulação e a explosivos de uso militar para arrombar as portas do blindado e aceder ao cofre. O grupo estaria ainda armado com Kalashnikov e espingardas, tendo disparado vários tiros para intimidar e manter afastados tanto a polícia como eventuais curiosos.
Apesar do aparato, não há registo de feridos ou mortos. Após o roubo, os suspeitos fugiram em direção a Squinzano e terão espalhado pregos na estrada para dificultar qualquer perseguição.
O assalto surge numa altura em que se têm multiplicado ataques semelhantes em várias estradas italianas, levando as autoridades a suspeitar de gangues especializados com atuação paramilitar, possivelmente oriundos das regiões de Foggia ou Puglia.
Veja o momento!