Empresas

Grupo Alves Bandeira e Hardlevel dão nova vida aos óleos alimentares usados 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 13-07-2022

A parceria entre o Grupo Alves Bandeira, um dos 50 maiores grupos  económicos do País, e a Hardlevel permitirá alargar o circuito de valorização  destes resíduos aos mais de 160 postos de abastecimento Alves Bandeira.  Arranque aconteceu no posto Alves Bandeira em Albergaria-a-Velha, na última  sexta-feira. 

PUBLICIDADE

Com vista ao reforço da valorização económica dos óleos alimentares usados  (OAU), a Hardlevel – Energias Renováveis, o principal operador do mercado nacional  de recolha e pré-tratamento de OAU, e o Grupo Alves Bandeira, estabeleceram uma  parceria que permitirá dotar os mais de 160 postos de abastecimento Alves Bandeira,  do norte ao sul, com a mais recente tecnologia inteligente de recolha seletiva de OAU.  O investimento inicial ascende a 250.000 euros. 

A colaboração arrancou na última sexta-feira, no posto de Albergaria-a-Velha,  num momento que serviu para inaugurar e apresentar o oleão Smart S+ que estará a  funcionar nos postos de combustível da marca 100% portuguesa. O ensejo contou as  presenças das administrações das empresas, Salim Karmali, cofundador da Hardlevel,  e José Baptista, administrador-executivo do Grupo Alves Bandeira, para além da de  António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha. 

PUBLICIDADE

Será o primeiro de muitos, num passo que vem reforçar a indústria que em  Portugal reintroduz o óleo alimentar usado no circuito, sob a forma de  biocombustível, contribuindo assim para que o País rume em direção às metas  europeias de redução de emissões poluentes, de neutralidade carbónica e,  igualmente, para o alcançar de uma maior independência energética. 

A Hardlevel encontra-se a reforçar a sua operação em Portugal e Espanha  (onde dispõe de oleões inteligentes em mais de 200 municípios). 

PUBLICIDADE

Os OAU recolhidos na rede da Alves Bandeira, refere Salim Karmali,  administrador e cofundador da Hardlevel, serão pré-tratados para serem processados  em biocombustível de baixas emissões de carbono, que será incorporado nos  combustíveis fósseis de acordo com os mandatos e metas nacionais de incorporação  em vigor. 

Segundo José Baptista, administrador-executivo do Grupo Alves Bandeira,  “apenas cerca 40% do total de óleos alimentares usados são reciclados, o que significa  que ainda existe um grande trabalho de sensibilização nesta área, especialmente  porque podemos dar uma segunda vida a estes resíduos, transformando-os em  biocombustível e, desse modo, tornarmos os combustíveis fósseis menos poluentes. 

Sendo o Grupo Alves Bandeira um dos principais grupos económicos na área  de energia, com mais de 160 postos no país, estamos certos de que seremos um  agente ativo neste processo e conseguiremos, junto com as entidades locais, ajudar e  sensibilizar os portugueses para a importância da reciclagem dos OAU”. 

Segundo os termos da parceria, alguns dos postos Alves Bandeira  disponibilizarão ainda, para aquisição dos consumidores, o facilitador de descarte  doméstico de OAU, uma inovação patenteada pela Hardevel, com o nome de Mini  Olio Collecte. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE