Saúde

Gripe das aves detetada em gaivota

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 14-11-2023

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) indicou que foi detetada a presença do vírus da gripe aviária numa gaivota-de-asa-escura, que foi recolhida na Gafanha da Nazaré, em Aveiro.

PUBLICIDADE

“No dia 06 de novembro, confirmou-se a infeção por vírus da Gripe Aviária de Alta Patogenicidade (GAAP) do subtipo H5N1, numa gaivota-de-asa-escura (‘Larus Fuscus’), recolhida na freguesia da Gafanha da Nazaré, concelho de Ílhavo, distrito de Aveiro”, lê-se numa nota da DGAV.

Nas proximidades do local onde foi recolhida a gaivota existem apenas explorações caseiras de aves da capoeira, tendo os seus donos sido “sensibilizados para a adoção de medidas de biossegurança”.

PUBLICIDADE

A DGAV apelou ainda para todos os detentores de aves que cumpram as boas práticas de produção e que evitem contactos entre as aves domésticas e selvagens.

Por outro lado, devem ser reforçados os procedimentos de higiene nas explorações e equipamentos.

PUBLICIDADE

publicidade

“A notificação de qualquer suspeita de doença deve ser realizada, de forma imediata, para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença no terreno pela DGAV”, alertou.

Esta direção-geral esclareceu ainda que, apesar de ter sido detetado um caso de infeção pelo vírus da gripe das aves num animal selvagem, o estatuto de país livre desta doença em aves de capoeira não é afetado.

A DGAV é um serviço central da administração direta do Estado, com autonomia administrativa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE