A greve geral desta quinta-feira, 11 de dezembro, mereceu destaque no site do canal britânico BBC.
Sob o título “Portugal atingido por uma grave perturbação devido à primeira greve geral em 12 anos”, o meio britânico descreve as principais contrariedades registadas no país e os motivos que levaram a CGTP e a UGT a juntarem-se neste protesto.
Segundo a BBC, a paralisação provocou o cancelamento de inúmeros voos e comboios, o encerramento de escolas e o adiamento de cirurgias hospitalares, “devido a uma greve geral das duas principais federações sindicais em protesto contra reformas de trabalho sem precedentes”.
PUBLICIDADE
A publicação recorda ainda que “a última vez que a CGTP e a UGT uniram forças foi durante a crise da dívida da zona euro em 2013, quando a ‘troika’ exigiu cortes nos salários e pensões como parte do resgate de Portugal”.
O site britânico enumera também algumas das propostas da nova lei laboral que estão na origem da contestação, entre elas a possibilidade de prolongar contratos temporários e a eliminação da obrigatoriedade de reintegrar trabalhadores despedidos injustamente.
A BBC recupera ainda uma declaração feita na véspera da greve pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro: “Não vou desistir de ter um país com a ambição de estar na vanguarda, de estar na linha de frente da Europa.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
