Coimbra

Greve fecha casas de banho e afeta Mercado de Natal em Coimbra

Notícias de Coimbra | 21 minutos atrás em 11-12-2025

A greve geral marcada para esta quinta-feira tem causado impacto no movimento do Mercado de Natal da cidade, segundo comerciantes presentes no local.

Alzira, comerciante no mercado, explicou que a paralisação tem dificultado a circulação de visitantes.

PUBLICIDADE

publicidade

“Está a afetar, porque não há transportes e estacionamentos, e muita gente que visita o mercado vem de autocarros ou transportes públicos. Não anda muita gente, penso que seja por causa da greve”, disse.

PUBLICIDADE

Apesar de reconhecer o impacto da paralisação, afirmou não estar totalmente informada sobre os setores envolvidos na greve. “Sei que são professores, médicos, essas coisas, mas não estou dentro… Não posso dizer muito sobre isso”, acrescentou.

A comerciante também relatou problemas práticos no dia de hoje, como o fechamento das casas de banho devido à adesão de funcionários à greve. “Fui para ir à casa de banho e estava fechada. Eles fizeram greve também. Como trabalho por conta própria, nunca faço greves”, explicou.

Quanto ao movimento do Mercado de Natal em si, Dona Alzira comentou que a edição deste ano tem sido menos movimentada que o esperado, possivelmente também devido à chuva. Apesar disso, mantém-se confiante e continua a expor os produtos feitos por si e pelo marido.

Entre os artigos disponíveis estão pipos para licores e vinho, baldes para sangria, fruteiras e diversas peças artesanais feitas em madeira. “São peças únicas, feitas por nós, com preços acessíveis”, destacou.

Dona Alzira reforçou que, apesar das dificuldades, o trabalho no mercado é importante para sustentar a sua profissão e a do marido

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE