Portugal

Greve dos trabalhadores das bilheteiras da CP encerrou 80% dos postos de venda

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 01-06-2022

 A greve de hoje dos trabalhadores das bilheteiras da CP – Comboios de Portugal levou ao encerramento de cerca de 80% dos postos de venda de títulos de transporte, em dia de compra do passe social, disse fonte sindical.

PUBLICIDADE

“Esta greve surpreendeu-nos pela positiva, pois nós representamos cerca de 50% dos trabalhadores das bilheteiras, mas além dos nossos associados muitos outros paralisaram, o que levou ao encerramento de 80% das bilheteiras do país”, disse Luís Bravo, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Para o sindicalista, a elevada adesão à greve mostrou bem “o grande descontentamento dos trabalhadores relativamente aos baixos salários e péssimas condições de trabalho que têm”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Luís Bravo, na linha de Sintra só abriu uma bilheteira, que só funcionou um turno, tal como aconteceu na linha de Cascais, e na zona de Coimbra fecharam todas.

Fonte oficial da CP confirmou à agência Lusa que “estiveram muito poucas bilheteiras abertas ao longo do dia”, mas não houve registo de problemas.

PUBLICIDADE

Esta greve tem como objetivo a defesa de aumentos salariais que reponham o poder de compra e melhores condições de trabalho, porque “estes trabalhadores ganham dos salários mais baixos da empresa”, que variam entre os 726 euros e os 946 euros, “mas para chegar ao topo da carreira são precisos 30 anos”, segundo o sindicato.

A paralisação envolve só os trabalhadores operacionais das bilheteiras e respetivas chefias, que são cerca de 500 em todo o país, mas para os dias 12 e 23 de junho estão marcadas outras greves com todos os trabalhadores.

Os associados do SFRCI participaram com outros sindicatos numa greve de 24 horas no dia 16 maio e os revisores, por si representados, fizeram greves parciais nos dias 23 e 27 de maio.

Segundo o sindicato, “a administração da CP e as tutelas continuam indiferentes ao brutal aumento do custo de vida, com uma taxa de inflação de 7,2%”, o que “significa que num salário de 1.000 euros os trabalhadores perdem 72 euros/mês”.

Perante a atual conjuntura, os trabalhadores do comercial e transportes “entendem que valores entre 6,50 euros e 12,39 euros acrescidos de 0,14 euros no subsídio de refeição propostos pela CP são insuficientes”.

Os trabalhadores das bilheteiras queixam-se igualmente de “condições de trabalho deploráveis”, em várias estações sem climatização e em instalações com mobiliário desadequado e velho.

As greves marcadas para os dias 12 e 23 de junho são ambas de 24 horas, mas a primeira realiza-se a sul de Pombal e a segunda a norte de Pombal.

A CP – Comboios de Portugal anunciou, no dia 16 de maio, que chegou a um acordo com 12 sindicatos, para revisão do Acordo de Empresa, ficando de fora as três estruturas que convocaram a greve que decorreu nessa data.

Do acordo alcançado resultou o aumento salarial de 0,9%, com efeitos retroativos a 01 de janeiro de 2022, a uniformização do subsídio de refeição para 7,74 euros e a integração dos trabalhadores da ex-EMEF na tabela salarial da CP, com efeitos retroativos a 01 de janeiro.

O entendimento prevê ainda a aplicação aos trabalhadores da ex-EMEF das regras consagradas no Acordo de Empresa da CP relativamente à organização do trabalho, abonos e variáveis retributivas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE