Conecte-se connosco

Coimbra

Greve dos técnicos de diagnóstico com adesão acima dos 85% em Coimbra

Publicado

em

 

 A greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica realizada na quarta-feira e hoje teve uma adesão acima dos 85% nas unidades hospitalares de Coimbra, disse à agência Lusa fonte sindical.

Segundo Célia Rodrigues, do Sindicato dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, a adesão foi muito elevada no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Instituto Português de Oncologia de Coimbra e Instituto Português do Sangue e Transplantação.

“Na quarta-feira, os laboratórios de análises clínicas e os serviços de fisioterapia e cardiopneumologia tiveram uma adesão de 100% e o serviço de radiologia registou uma taxa de 95%”, disse a dirigente sindical.

Estava prevista para hoje, entre as 18:00 e as 21:00, uma manifestação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica junto à entrada principal do CHUC, que acabou por ser desmarcada.

A greve dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, a quinta este ano, arrancou às 00:00 de quarta-feira com uma “paralisação total do trabalho” até às 24:00 de hoje, sendo assegurados “apenas os serviços mínimos previstos na lei”.

A paralisação irá decorrer durante todo o mês de dezembro, em dias intercalados, em defesa da conclusão do processo negocial de revisão e regulamentação das carreiras dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica (TSDT).

Os profissionais exigem que o Governo aceite as propostas dos sindicatos de tabela salarial, que concorde com as regras de transição propostas pelos sindicatos, que incluam a colocação dos trabalhadores nas três novas categorias da carreira revista e o “correto descongelamento das progressões” dos profissionais, independentemente do vínculo laboral.

Os TSDT são constituídos por 19 profissões e abrangem áreas como as análises clínicas, a radiologia, a fisioterapia, a farmácia, a cardiopneumologia, entre outras, num total de cerca de 10 mil profissionais em exercício nos serviços públicos de saúde.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com