Saúde

Grátis! Oftalmologistas de Coimbra respondem a dúvidas sobre doença que provoca acentuada perda de visão

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 05-11-2021

Especialistas da Unidade de Oftalmologia de Coimbra respondem a dúvidas sobre doença que provoca acentuada perda de visão em sessão gratuita online

PUBLICIDADE

O queratocone é uma doença grave, que pode provocar diminuição grave da visão se não for diagnosticada e tratada. No Dia Mundial do Queratocone, os professores Joaquim Murta, Maria João Quadrado e Andreia Rosa e o doutor João Gil vão estar na página de Facebook da UOC, para esclarecer dúvidas sobre esta doença

Quatro oftalmologistas da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra vão estar na próxima quarta-feira, dia 10 de novembro, em direto, via Facebook, a responder a perguntas sobre o queratocone, uma doença que pode provocar danos graves à visão se não for diagnosticada e tratada devidamente.

PUBLICIDADE

A sessão é gratuita e vai acontecer a partir das 21h00, na página de Facebook da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, em www.facebook.com/UnidadedeOftalmologiadeCoimbra. Os interessados vão ter a oportunidade de colocar as questões através da caixa de comentários da página, podendo desde já começar a fazê-lo. A sessão é aberta a outras questões relacionadas com a visão, não se cingindo ao queratocone.

A responder às questões e a esclarecer todas as dúvidas estarão os oftalmologistas Joaquim Murta, Maria João Quadrado, Andreia Rosa e João Gil, da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra e do Centro Hospital e Universitário de Coimbra.

PUBLICIDADE

“O queratocone é uma doença que leva à distorção da córnea. Atinge a população jovem e, por isso, precisa de ser tratada quanto antes. Se não for tratada atempadamente, e existem atualmente tratamentos que podem estabilizar e regularizar a córnea evitando o transplante, a correção da visão, mesmo com óculos, pode ser impossível. A doença vai piorando com o tempo e, se nada for feito, pode levar a acentuada e grave baixa de visão”, alerta a Prof.ª Dra. Maria João Quadrado.

Esta é a terceira sessão de uma iniciativa inovadora da UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra, que visa aproximar os médicos dos doentes através dos meios digitais.

A UOC – Unidade de Oftalmologia de Coimbra é constituída por uma equipa multidisciplinar de oftalmologistas de prestígio nacional e internacional, que abrange todas as subespecialidades e dispõe de equipamento e tecnologia avançada para diagnóstico e tratamento médico e cirúrgico nas diversas áreas de Oftalmologia. As suas instalações estão situadas no edifício do Hospital da Luz de Coimbra, mas o seu funcionamento é completamente autónomo deste hospital. 

A UOC é coordenada por Joaquim Murta, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e diretor do serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). O corpo clínico da UOC integra 17 oftalmologistas e dois anestesistas. A equipa é composta por Joaquim Murta, Andreia Rosa, Cristina Fonseca, Dalila Coelho, Fausto Carvalheira, Filipa Ponces, Guilherme Castela, Isaura Regadas, Jorge Henriques, João Gil, João Pedro Marques, João Pereira Figueira, Maria João Quadrado, Maria da Luz Cachulo, Miguel Raimundo, Pedro Fonseca e Rufino Silva, a grande maioria doutorados, em programa de doutoramento na Universidade de Coimbra, responsáveis de inúmeros projetos de investigação nacionais ou internacionais ou em importantes áreas assistenciais. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE