Grande Rota do Bussaco vai unir Mealhada, Penacova e Mortágua

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 23-06-2017

 

PUBLICIDADE

A Mata Nacional do Bussaco vai ter uma Grande Rota pedonal com três trajetos que convergem para o seu interior: um a partir da Mealhada, outro que parte de Penacova e um terceiro com origem em Mortágua. O projeto, que foi apresentado ontem, no Convento de Santa Cruz, procura colocar o Bussaco nas rotas do turismo de natureza, património e cultura.

buçaco

PUBLICIDADE

publicidade

A “ Grande Rota do Bussaco” é composta por três percursos, oriundos dos concelhos que circundam a Mata, com cerca de 20 quilómetros cada, e de dificuldade média, que, por entre serras e declives, conduzirá os visitantes ao núcleo central da Mata Nacional do Buçaco. O projeto une os três municípios – Mealhada, Mortágua e Penacova – e mereceu o apoio da Comunidade Intermunicipal – Região de Coimbra, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e da Agência de Desenvolvimento Gardunha 21/ Inature, entidades que assinaram, hoje, no Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Bussaco (Luso, Mealhada) o “Compromisso do Bussaco”, um documento de intenções para a valorização da Mata Nacional e Serra do Bussaco.

O documento define como objetivos a “promoção e valorização da Mata Nacional do Bussaco, tornando-a um motor de desenvolvimento dos concelhos”, a “valorização do potencial endógeno do território” e a “dinamização da Mata e Serra do Bussaco em cooperação com instituições e agentes económicos”.

PUBLICIDADE

Para a concretização dos mesmos, todas as entidades se comprometem com iniciativas de promoção, divulgação e sensibilização e com a “estruturação da oferta turística, de uma forma integrada”. O projeto centra-se no património natural, mas também do arquitetónico e até imaterial, cruzando-se com o projeto da rota das batalhas napoleónicas.

António Gravato, presidente da Fundação Mata do Bussaco, explicou que o projeto da Grande Rota do Bussaco – Corredor de Património Natural da Região de Coimbra foi amplamente discutido, nomeadamente com juntas de freguesia e outras instituições, enquanto João Ataíde, presidente da CIM – RC, sublinhou o enquadramento numa premissa de desenvolvimento de um produto turístico interligado com outras ofertas turísticas da região de Coimbra.

Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro Portugal, saudou “a cooperação das três autarquias na criação deste produto turístico estruturado” que vai ao encontro das últimas tendências do turismo internacional que procura experiências assentes na natureza, nas experiências e na descoberta de territórios para além do sol e praia.

IMG_1921

Já o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, que falou também em nome d dos seus colegas de Mortágua e Penacova, sublinhou a ligação histórico-cultural entre estes três municípios dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu, com o ponto fulcral que é a Mata Nacional e Serra do Buçaco, adiantando que agora a urgência é a de avançar com os trabalhos.

Os três municípios irão dar seguimentos às obras necessárias para a criação dos três trajetos que constituem a Grande Rota, num projeto global que mereceu o financiamento do Portugal 2020 e Feder.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE