Em 2025, o Grande Prémio Alves Barbosa cumpre 25 edições, assinalando as bodas de prata de uma prova dedicada ao ciclismo de formação, na categoria de cadetes.
A iniciativa decorre nos dias 5, 6 e 7 de setembro, promovendo o desporto jovem e homenageando Alves Barbosa, uma das maiores figuras do ciclismo nacional, que fez de Montemor-o-Velho a sua casa e a base do trabalho desenvolvido junto das camadas mais jovens.
À semelhança das edições anteriores, a prova decorre ao longo de três dias, vai reunir 110 atletas e percorrer todas as freguesias e uniões de freguesia do concelho, bem como diversas localidades da região. Conta com a participação de 20 equipas, 18 nacionais e duas espanholas.
PUBLICIDADE
O Grande Prémio Alves Barbosa é organizado pelo Município de Montemor-o-Velho, em colaboração com a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação de Ciclismo da Beira Litoral, e tem como parceiros institucionais os municípios de Coimbra, Águeda e a Turismo do Centro.
A competição inicia na sexta-feira, 5 de setembro, com um contrarrelógio individual de 7,9 km. As partidas, com intervalos de um minuto, acontecem no Largo de Macedo de Sotto Maior, junto à réplica da barcaça, e terminam no Parque Ribeirinho de Montemor-o-Velho, junto à rua de S. Sebastião.
No sábado, 6 de setembro, realiza-se a primeira etapa em linha, com 82,2 km, entre Montemor-o-Velho e Águeda. A partida simbólica está marcada para as 14h50, no Largo do Mercado Municipal, seguindo-se um momento de homenagem ao patrono da prova, junto à Rotunda Alves Barbosa. A partida oficial acontece às 15h00.
A segunda e última etapa realiza-se no domingo, 7 de setembro, com início às 10h00, em Coimbra, junto à Porta Férrea da Universidade de Coimbra. A chegada a Montemor-o-Velho, na tradicional e exigente subida ao Castelo, integra um prémio de montanha de 3.ª categoria, num total de 83,3 km de percurso.
PUBLICIDADE