Crimes

Grade de discos provoca incêndio em Figueira de Castelo Rodrigo

Notícias de Coimbra com Lusa | 21 horas atrás em 31-07-2025

Imagem: GNR/ Facebook

 A GNR deteve um homem de 34 anos por ser suspeito de crime de incêndio florestal no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que terá sido provocado “de forma acidental” durante a realização de trabalhos agrícolas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

O suspeito foi detido no dia 28 de julho por elementos do posto territorial de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, de acordo com uma nota do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) da Guarda enviado à agência Lusa.

PUBLICIDADE

“A detenção ocorreu na sequência de um incêndio florestal que deflagrou naquele concelho, tendo os militares da Guarda desenvolvido diligências que permitiram apurar que o mesmo teve origem durante trabalhos agrícolas realizados com recurso a uma grade de discos”, é referido.

A GNR adianta que o suspeito terá provocado, “de forma acidental, um incêndio que consumiu cerca de dois hectares de área agrícola e freixos”.

O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Figueira de Castelo Rodrigo.

“A GNR mantém-se vigilante na prevenção e combate aos incêndios rurais, contribuindo ativamente para a responsabilização criminal dos seus autores e para a proteção de pessoas, bens e do património natural”, afirma ainda na nota.

As autoridades reiteram que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal.

“A realização de queimadas, de queima de amontoados e de fogueiras é interdita sempre que se verifique um nível de perigo de incêndio rural ‘muito elevado’ ou ‘máximo’, estando dependente de autorização ou de comunicação prévia noutros períodos”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE