Governo vai ou não vai requalificar Escola José Falcão?

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-02-2018

CDS quer saber se Governo vai ou não cumprir Resolução da AR de reabilitação e requalificação da Escola Secundária José Falcão.

PUBLICIDADE

jose-falcao

As deputadas do CDS-PP Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo querem saber se o Governo tem a intenção de cumprir a Resolução da AR n.º 14/2018, que recomenda ao Governo a urgente reabilitação e requalificação da Escola Secundária José Falcão, em Coimbra, e, se sim, quando.

PUBLICIDADE

O antigo liceu de Coimbra, agora Escola Secundária José Falcão, tem 82 anos e continua sem receber qualquer tipo de obras de melhoramento, apesar das resoluções nesse sentido apresentadas por todos os grupos parlamentares e aprovadas por unanimidade na Assembleia da República em 2017.

No passado dia 16 de fevereiro, cerca de mil alunos da escola manifestaram-se, em cordão humano, à volta do estabelecimento de ensino, contra as condições do edifício, que dizem ter sido deixado ao abandono.

PUBLICIDADE

publicidade

Os alunos aproveitaram o intervalo das 10h30 para mostrarem ao País as condições em que têm aulas, mas também para lembrar ao Governo que há um ano que aguardam por novidades, uma vez que o parlamento reconheceu a necessidade de obras na escola.

As queixas que levaram à origem do cordão humano que esteve a abraçar a Secundária José Falcão durante o intervalo do período da manhã são, sobretudo, a chuva nos corredores e em algumas salas de aula, o mau estado das escadas, quadro elétrico insuficiente e a falta de aquecimento. Ou seja, exatamente as mesmas questões que se arrastam há vários meses e que foram sublinhadas, em dezembro de 2017, pela Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Marta Mascarenhas:

“Houve a indicação de que as obras poderiam começar ainda em 2017, mas tal não aconteceu. A escola continua exatamente como estava e ainda agora, com o mau tempo dos últimos dias, houve água a escorrer pelas paredes das salas de aula. É uma situação inqualificável e que os alunos, professores e funcionários não merecem”.

Também o diretor da escola está solidário com os alunos, e por isso participou no cordão humano.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE