Região

Governo realça colaboração com poder local na reabilitação da EN2 em Poiares

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-05-2021

A reabilitação da estrada nacional 2 (EN2) em Vila Nova de Poiares é “um bom exemplo” da colaboração entre a Infraestruturas de Portugal (IP) e o poder local, realçou hoje o secretário de Estado das Infraestruturas.

PUBLICIDADE

Jorge Delgado disse que as obras vão decorrer durante um mês, entre 01 e 30 de junho, e custarão cerca de 170 mil euros à IP, sendo realizadas com verbas do Orçamento do Estado (OE).

O governante intervinha na cerimónia de assinatura de um acordo entre a IP e a Câmara de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, presidida por João Miguel Henriques, para requalificação da EN 2, numa extensão de seis quilómetros, na ligação da vila ao Itinerário Principal 3 (IP3) e ao vizinho concelho de Penacova.

PUBLICIDADE

“Este é um bom exemplo do que deve ser a estreita colaboração entre a Administração Central e as autarquias”, afirmou, preconizando a necessidade de estas se assumirem como “poderes complementares e colaborativos”.

No salão nobre dos Paços do Concelho, Jorge Delgado abordou as obras em curso no IP3, na zona de Penacova, depois de João Miguel Henriques ter recordado que o seu município e outros a sul do rio Mondego preferiam “outra solução”, que passasse pela transformação daquela via em autoestrada, entre Coimbra e Viseu.

PUBLICIDADE

publicidade

O “funil de Penacova”, como o autarca do PS lhe chamou, “será um problema” no futuro, com o aumento do tráfego na área, designadamente o crescimento da circulação associada às zonas industriais de vários concelhos da região Centro.

Reconhecendo que os autarcas e as associações empresariais defendiam outra solução para o IP3, Jorge Delgado assegurou, no entanto, que esta rodovia “passará a ter um perfil mais seguro e bastante melhorado”.

O secretário de Estado das Infraestruturas adiantou, relativamente ao troço da EN2 que a IP vai recuperar, para depois desclassificar e entregar ao município de Vila Nova de Poiares, que o investimento chegou a estar previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), passando depois a ser abrangido por verbas do OE, através de uma recente resolução do Conselho de Ministros.

“É um produto turístico, além do mais”, declarou ao jornalistas, no final da sessão, após ter explicado que o Estado assumirá a reabilitação de vários troços da EN2, de norte a sul do país, enquanto os municípios se responsabilizarão por arranjos paisagísticos e outros trabalhos.

Na cerimónia, interveio também o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal, José Serrano Gordo.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE