Coimbra

Governo pode diminuir valor de IVA dos espumantes

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 12-09-2015

O Secretário de Estado da Agricultura admitiu na inauguração do Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada que se “as coisas continuarem como estão” pode ser possível descer o IVA dos espumantes.

PUBLICIDADE

José Diogo Albuquerque, fez esta declaração depois de ter visitado os 43 expositores do certame que  decorre até domingo no Velódromo de Sangalhos, Anadia.

 Veja aqui a intervenção do goverante

PUBLICIDADE

publicidade

vinho

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: ovos moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias.

PUBLICIDADE

Num ano em que se celebram 125 anos desde o lançamento do primeiro espumante da região, esta edição do EVSB promete surpreender.

A começar pelo projecto ‘Baga Bairrada’, lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) no passado dia 28 de Julho na Sala Ogival da ViniPortugal em Lisboa e que vai ter um espaço de divulgação (e degustação) próprio, no qual vão ser apresentados novos espumantes que se juntarão aos cinco já lançados.

De destacar são as sempre concorridas provas comentadas por críticos da Revista de Vinhos, que são três e versam os seguintes temas: ‘Espumantes Bairrada: identidade de uma região‘, por João Paulo Martins; ‘Bairrada década de 2000: a prova do tempo’, por Luís Lopes; e ‘Tintos de Baga, tintos com carácter’, por João Afonso. No que toca à gastronomia, os jantares temáticos de “Sabores da Terra” e “Sabores do Mar” que são já habitués e têm como palco o restaurante do Velódromo, vão nesta edição ser servidos pela Casa Vidal e Canastra do Fidalgo, respectivamente, e a harmonização com vinhos e espumantes Bairrada orientada por um crítico Fernando Melo.

A entrada no ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2015’ é gratuita, muito embora seja necessário adquirir o copo do evento – por três euros – para degustar os vinhos e espumantes em prova livre. Todas as actividades decorrerem no palco do EVSB, à excepção da prova de Sábado, que tem lugar no Museu do Vinho Bairrada. As provas comentadas custam entre dez e vinte euros e os jantares trinta e cinco euros. Os horários variam consoante os dias: das 17h00 às 22h00 na sexta-feira; das 15h00 às 22h00 no Sábado; e entre as 15h00 e as 20h00 no Domingo.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE