Polícias

Governo paga 217.500 euros aos pais de guarda florestal da GNR que morreu em serviço

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 9 horas atrás em 29-07-2025

Imagem: DR

O Governo, através da ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, determinou esta terça-feira o pagamento de uma indemnização de 217.500 euros aos pais de André Jesus, guarda florestal da GNR que faleceu aos 25 anos, vítima de um acidente de viação ocorrido em serviço, no passado dia 29 de janeiro, em Santo Estêvão, Benavente.

PUBLICIDADE

publicidade

O despacho, publicado em Diário da República, refere que o valor corresponde a 250 salários mínimos (870 euros, valores de janeiro deste ano). No mesmo acidente, um colega do militar e uma civil ficaram feridos.

PUBLICIDADE

A compensação foi decidida após um inquérito conduzido pela própria GNR, que concluiu que o acidente ocorreu durante a execução do serviço para o qual André Filipe Rodrigues de Jesus estava nomeado e que existe nexo de causalidade entre o risco inerente à função policial e a morte do militar, pode ler-se no Correio da Manhã.

De acordo com o despacho, estão assim reunidos os pressupostos legais para a atribuição da compensação especial por morte. Como o guarda florestal não tinha cônjuge nem descendentes, o montante reverte para os seus pais.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE