Política

Governo mantém Celeste Amaro na Cultura do Centro

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-12-2013

 Secretaria de Estado da Cultura nomeou três novos diretores regionais para o Norte, Alentejo, e Algarve, reconduzindo a responsável do Centro, no âmbito dos concursos para cargos dirigentes superiores da administração pública, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

De acordo com a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), foram nomeados António Manuel Torres da Ponte para diretor regional do Norte, reconduzida Celeste Amaro para diretora regional do Centro, Ana Paula Amendoeira nomeada para diretora regional do Alentejo, e Maria Alexandra Gonçalves para diretora regional do Algarve.

Celeste Amaro foi a única responsável reconduzida das quatro direções regionais de Cultura do país.

PUBLICIDADE

Na sequência dos concursos, saem dos cargos que anteriormente ocupavam, Aurora Carapinha, da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Dália Paulo da Direção Regional de Cultura do Algarve, e Paula Araújo Silva, da Direção Regional de Cultura do Norte.

A Lei nº 64/2011, de 22 de dezembro, determinou a abertura de concursos públicos para os cargos dirigentes superiores da administração pública até 31 de dezembro de 2013.

PUBLICIDADE

publicidade

Todos os concursos estão a ser conduzidos pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP), responsável pela sua abertura, receção de candidaturas, avaliação e entrevistas.

As candidaturas dos três selecionados finais em cada concurso são depois enviadas ao secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, que toma a decisão final.

De acordo com a nota de imprensa da SEC, os três candidatos a cada cargo da direção regional de Cultura “foram entrevistados pessoalmente pelo secretário de Estado”, Jorge Barreto Xavier.

António Manuel Torres da Ponte, doutorado em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, era Coordenador do Museu de Vila do Conde desde 2012, cargo que também desempenhou entre 1994 e 2009.

Foi diretor do Paço dos Duques de Bragança entre 2009 e 2012.

Celeste Amaro, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, ocupava desde 2011 o cargo de diretora Regional de Cultura do Centro, que já havia desempenhado entre 2002 e 2005.

Foi Chefe de Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Coimbra (2006) e diretora Executiva da Empresa Municipal de Turismo de Coimbra (2007-2009).

Ana Paula Amendoeira, mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico pela Universidade de Évora, foi eleita em 2011 presidente do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) em Portugal.

Desde 2012 é investigadora na Universidade de Coimbra e assistente convidada na Faculdade de Letras de Coimbra na área de Gestão do Património, e entre 2000 e 2008 foi Chefe de Divisão da Ação Cultural, Educação e Ação Social no Município de Reguengos de Monsaraz.

Maria Alexandra Gonçalves, doutorada em Turismo pela Universidade de Évora, foi vereadora da Câmara Municipal de Faro entre 2009 e 2013, e desde 1997 que exerce cargos de docência na Universidade do Algarve na área do Turismo e da Gestão do Património.

Na nota sobre os novos designados para os cargos de diretores regionais de Cultura, a SEC aponta que secretário de Estado “agradece o empenho e dedicação demonstrado pelos diretores regionais cessantes ao longo dos anos em que desempenharam os respetivos cargos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE