Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Governo estuda benefícios para empresas que desincentivem uso de transporte individual

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 08-02-2023

O Governo está a estudar a criação do Cartão de Mobilidade, semelhante aos cartões de refeição, com benefícios para empresas que desincentivem os trabalhadores do uso de transporte individual e que pode ser usado em modos de transporte sustentável.

PUBLICIDADE

A ideia foi anunciada pelo ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, que está a ser ouvido na comissão parlamentar de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação.

O governante destacava algumas “novidades a apresentar em breve, para melhorar a mobilidade coletiva”, quando anunciou que está a ser estudada a criação de um “Cartão de Mobilidade”, uma “solução semelhante ao cartão de refeição”.

O cartão prevê benefícios às empresas que recorrerem àquele cartão, desincentivando, assim, o uso de transporte individual pelos trabalhadores.

A ideia, explicou o ministro, é que o cartão possa ser usado em modos de transporte sustentável e “talvez na aquisição de velocípedes e veículos elétricos”.

Duarte Cordeiro referiu ainda o projeto 1Bilhete.pt, que vai ser lançado na sexta-feira, e que visa a criação de uma plataforma de bilhética intermodal de abrangência nacional.

PUBLICIDADE

O projeto conta, no seu arranque, com a colaboração dos Transportes Metropolitanos de Lisboa – TML e dos Transportes Intermodais do Porto – TIP, que vão trabalhar de forma colaborativa na partilha de recursos, conhecimento e desenvolvimentos, sob a supervisão do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

“Este projeto preconiza a criação de um cartão único de transporte a nível e nacional e prevemos ter resultados ainda este ano”, afirmou o ministro do Ambiente.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com