Saúde

Governo estende aumentos salariais dos médicos a sindicalizados da Fnam e não sindicalizados

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 22-12-2023

O Governo clarificou hoje que os aumentos salariais acordados com o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) abrangem também os profissionais sindicalizados na Federação Nacional dos Médicos (FNAM) e os não sindicalizados com Contrato Individual de Trabalho (CIT).

PUBLICIDADE

Em comunicado, o Ministério da Saúde refere que a nova tabela remuneratória, com efeitos a partir de janeiro, “será diretamente aplicada a todos os médicos sindicalizados no SIM e a todos os médicos em regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas”, sendo estendida aos médicos não sindicalizados em regime de CIT e aos médicos em CIT sindicalizados na FNAM.

O Governo considera que todos os médicos, sindicalizados ou não, “devem beneficiar” do “aumento significativo” dos vencimentos, na base do princípio “trabalho igual, salário igual”.

PUBLICIDADE

O diploma que consagra os aumentos salariais para os médicos do Serviço Nacional de Saúde, acordados com o SIM em finais de novembro numa última reunião negocial, mas então rejeitados pela FNAM, foi promulgado na quinta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Os aumentos variam entre 10,9% e 14,6%.

PUBLICIDADE

publicidade

No comunicado, a tutela adianta que, respeitando a “autonomia e liberdade de negociação sindical”, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, escreveu à FNAM para “inquirir se a referida estrutura sindical se opõe à extensão aos seus membros do acordo alcançado com o SIM”.

O acordo foi obtido ao fim de mais de um ano de negociações pautadas por greves.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE