Região

Governo e autarcas reúnem-se em Coimbra para acompanhar situação no Vale do Mondego

Notícias de Coimbra | 47 minutos atrás em 13-02-2026

O agravamento do risco de cheias no Vale do Mondego motivou, no dia 13 de fevereiro, a realização de uma reunião de coordenação no Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Coimbra, que contou com a presença do primeiro-ministro, Luís Montenegro, de membros do Governo, autarcas da região, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e de diversas entidades de proteção civil.

Na ocasião, o primeiro-ministro sublinhou que “a situação aponta para algum otimismo, o que não deve significar relaxamento nas próximas horas”, recordando a realidade vivida em Montemor-o-Velho, onde “o escoamento da água que transbordou do dique que cedeu será lento e trará muitos desafios, quer às autoridades municipais, quer às nacionais”.

À margem do encontro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, deixou uma palavra de reconhecimento a todos os que têm estado no terreno — Proteção Civil, Bombeiros, Exército, Fuzileiros, GNR, Cruz Vermelha, trabalhadores do Município, bem como entidades, empresas, associações e voluntários.

PUBLICIDADE

“Apesar do pior cenário de caudais extremos não se ter verificado, continuamos a viver horas exigentes. O Vale do Mondego apresenta níveis de água muito elevados, com a água a invadir e a condicionar a vida das populações, quer da margem esquerda quer da margem direita. Sabemos bem o que isso significa para as famílias, para os agricultores e para o nosso dia a dia”, afirmou, acrescentando que “continuaremos ao lado da nossa população, com serenidade, responsabilidade e determinação”.