Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Governo cria observatório de preços face à subida dos custos

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 10-05-2022

O Ministério da Agricultura criou o observatório de preços “Nacional é Sustentável”, face ao aumento dos custos dos fatores de produção e à tendência inflacionista nos bens alimentares, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

“A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, determinou a criação do observatório de preços ‘Nacional é Sustentável’, que terá por missão a avaliação dos impactos da conjuntura de mercado nos preços ao nível do consumidor”, adiantou, em comunicado.

Este observatório tem ainda por objetivo acompanhar os custos e preços na cadeia de valor agroalimentar, face ao aumento verificado nos fatores de produção, traduzindo-se numa “tendência inflacionista” nos alimentos.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o executivo, é “essencial garantir o pleno funcionamento” do agroalimentar, de forma a assegurar o adequado abastecimento aos consumidores e que a remuneração dos fatores de produção aos agricultores permite “a obtenção de níveis de rendimento justos de forma a manter a sua atividade”.

O observatório de preços “Nacional é Sustentável”, que vai ficar a cargo do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), vai criar, na fase de arranque, um projeto piloto com produtos representativos do cabaz alimentar, “o que vai permitir o conhecimento dos preços destes produtos em todas as fases da formação de valor”.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com