Coimbra

Governo chegou atrasado ao “troço” Aeminium – Pediátrico

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 22-07-2022

Está a ser consignada a empreitada de construção da futura Linha do Hospital na cidade de Coimbra, que ligará a zona da Av. Aeminium ao  Hospital Pediátrico (falta saber se antes ou depois da nova maternidade), no âmbito do projeto de criação do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM).

PUBLICIDADE

Numa cerimónia que está a decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Coimbra, onde a comitiva de Lisboa, liderada por António Costa e Pedro Nuno Santos, chegou com mais de uma hora de atraso,  estão a assinar o auto de consignação da empreitada, ato que marca o início da obra, pela IP e pela Águas de Coimbra, entidades adjudicantes, e pela empresa CIMONTUBO – Tubagens e Soldadura, que irá executar a obra que tem um valor associado de 15,5 milhões de euros e um prazo de execução de 18 meses.

A empreitada é promovida em conjunto e coordenada entre a IP e a Águas de Coimbra.

PUBLICIDADE

Do âmbito da IP serão realizados os seguintes trabalhos: Construção de um canal com 3,5 quilómetros de extensão e com largura de 7 metros, aptado para o futuro serviço Metrobus;Criação de nove estações para passageiros; Realização de uma zona terminal de carregamento elétrico; Intervenção em cinco rotundas e 20 interseções;Construção de uma Ligação Mecânica (elevador) entre a estação dos Hospitais da Universidade de Coimbra e a Av. Bissaya Barreto; Remodelação do espaço público do eixo viário existente, compatibilizando o mesmo com as infraestruturas subterrâneas e o mobiliário urbano.

A Águas de Coimbra irá promover a remodelação das redes de abastecimento de agua e de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais, envolvendo a execução das seguintes intervenções:Uma rede de abastecimento de água;Novas redes de drenagem doméstica; Novas redes de drenagem pluvial.

PUBLICIDADE

publicidade

O empreendimento Sistema de Mobilidade do Mondego está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela Metro Mondego desde o século passado.

Depois do comboio, prometem dum Metrobus com tração elétrica (a baterias) no antigo ramal ferroviário da Lousã e na área urbana de Coimbra. Com uma extensão total de 42 quilómetros, fará a ligação entre Serpins, Lousã e Miranda do Corvo a Coimbra (servindo a estação de Coimbra B e o eixo central da cidade entre a beira rio e a zona dos hospitais da cidade).

O futuro Metro do Mondego é um meio de transporte moderno, seguro e confortável, que irá garantir uma alternativa de mobilidade eficiente e sustentável, disponível para as populações da região de Coimbra, afiança a IP.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE