Governo brasileiro enaltece papel de Reitor da Universidade de Coimbra nas relações bilaterais

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 11-10-2017

O reitor da Universidade de Coimbra (UC), João Gabriel Silva, vai ser condecorado no dia 24 de outubro pelo Governo brasileiro com o grau de comendador da Ordem do Rio Branco pelo seu papel na promoção das relações bilaterais.

PUBLICIDADE

reitor uc

“Julgo que é o reconhecimento do papel da UC na ligação profissional ao Brasil e do empenho imenso que tenho tido nessa relação”, disse à agência Lusa João Gabriel Silva.

PUBLICIDADE

Instituída em 1963, a Ordem do Rio Branco é a mais alta condecoração da diplomacia brasileira e distingue pessoas físicas, jurídicas, corporações militares ou instituições civis, nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços ou méritos excecionais.

Segundo o reitor, a condecoração representa “o reconhecimento do nosso parceiro do que o que fazemos tem valor e é relevante” na relação entre os dois países.

PUBLICIDADE

publicidade

“A UC tem tido um papel pioneiro na ligação com o Brasil, tendo sido a primeira universidade fora daquele território a reconhecer como válido o exame brasileiro de acesso ao ensino superior”, salientou.

Atualmente, a UC tem cerca de 2.000 estudantes brasileiros, dos quais apenas 500 estão em programas de mobilidade, enquanto os outros são “mesmo nossos alunos”.

“Somos a maior universidade brasileira fora do Brasil, com uma ligação muito antiga e intensa e uma história construída em comum”, enfatizou o reitor.

Para João Gabriel Silva, que recebe a sua primeira comenda enquanto reitor, esta condecoração traz “mais incentivo e redobra a energia” para continuar a relação com as instituições brasileiras.

A distinção é entregue no dia 24 de outubro na embaixada do Brasil, em Lisboa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE