Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Governo manda fazer mais 19 quilómetros do IC6!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 24-03-2017

Na cerimónia de assinatura do contrato de empreitada de requalificação da EN 17, realizada no passado dia 6 de janeiro em Oliveira do Hospital, foi anunciado publicamente pelo Governo que a Infraestruturas de Portugal iria dar continuidade ao IC6 promovendo o desenvolvimento do respetivo projeto de execução.

PUBLICIDADE

ic6

Tendo em consideração o avultado investimento que a construção integral do IC6 representaria, a IP avaliou a possibilidade de faseamento do empreendimento, permitindo uma solução financeira e tecnicamente sustentável.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta análise teve por base o estudo prévio do IC6/IC7/IC37, cujo faseamento previu, à data, a divisão do lanço final do IC6 em dois troços, um entre Tábua e Oliveira do Hospital (EN17/IC7 – Nó da Folhadosa) e o seguinte, a partir deste nó até à Covilhã.

PUBLICIDADE

Assim, ponderados os dados de procura de tráfego, condicionalismos técnicos e disponibilidade financeira, foi decidido avançar numa primeira fase com o desenvolvimento do troço entre o Nó de Tábua e o Nó da Folhadosa numa extensão de cerca de 19 quilómetros, num investimento estimado em cerca de 38 milhões de euros.

O Estudo Prévio submetido a Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental, obteve a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) em 2010, o que permitiu a publicação em Diário da República da reserva do corredor que servirá de base ao desenvolvimento do respetivo Projeto de Execução.

Dada a discrepância temporal entre os estudos originais e a situação atual, a IP encontra-se presentemente a efetuar uma análise detalhada do traçado aprovado em fase de estudo prévio, avaliando a sua viabilidade face às condicionantes constantes da DIA, nomeadamente no que concerne ao surgimento de novas condicionantes na zona da plataforma e áreas envolventes.

Este processo, visa permitir encontrar as melhores soluções técnicas para a execução do troço do IC6 entre o Nó da Folhadosa e a EN17.

Não obstante o necessário desenvolvimento deste estudo, a Infraestruturas de Portugal já promoveu p desenvolvimento do processo administrativo para lançamento do concurso para o projeto de execução, o que permitirá a sua publicação em Diário da República no 2º Trimestre de 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com