Educação

Governo autoriza vinculação de 830 psicólogos aos quadros das escolas

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 meses atrás em 13-08-2025

O Governo autorizou a vinculação aos quadros das escolas de 830 psicólogos e 576 de outros técnicos especializados, como terapeutas da fala, assistentes sociais ou técnicos de informática, anunciou hoje o Ministério da Educação.

Em comunicado, o ministério justifica a medida com a necessidade de “assegurar estabilidade a estes profissionais e às escolas” e “reforçar os apoios especializados aos alunos”.

Segundo a tutela, a entrada nos quadros das escolas de 830 psicólogos elevará para 1.655 o número destes profissionais com vínculo permanente e permitirá que todas as escolas (agrupamentos ou escolas não agrupadas) tenham pelo menos um psicólogo nos seus quadros.

PUBLICIDADE

publicidade

Atualmente, 182 escolas não têm qualquer psicólogo nos seus quadros, adianta o comunicado, assinalando que, após o concurso de vinculação, o rácio médio será de um psicólogo nos quadros por cada 711 alunos, quando hoje é de um por cada 1.472 estudantes.

O ministério refere que em relação às 576 vagas para terapeutas da fala, assistentes sociais ou técnicos de informática serão as escolas a definirem o perfil a contratar face ao número de alunos e às necessidades identificadas.

Até à conclusão do concurso, e consequente alteração do vínculo, os 984 técnicos especializados com contratos a termo, com pelo menos três contratos sucessivos ou duas renovações, terão os seus contratos renovados em setembro.

“Poderão ainda ser renovados os contratos anuais e completos”, acrescenta o Ministério da Educação.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE