Política

Governo apresenta o dispositivo deste ano de combate a fogos

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 17-04-2023

O Governo apresenta hoje em Manteigas (distrito da Guarda) o dispositivo de combate a incêndios para este ano, que vai envolver 13.891 elementos nos meses mais críticos.

PUBLICIDADE

Segundo um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), o dispositivo terrestre contará com 13.891 elementos e 2.990 viaturas durante o período de maior empenhamento de meios, entre 01 de julho e 30 de setembro.

Em 2022, o número de operacionais que estiveram envolvidos no combate aos incêndios no mesmo período cifrou-se nos 12.917, o que significa que este ano há mais 974 elementos para o combate aos fogos.

PUBLICIDADE

O mesmo acontece com as viaturas disponíveis, que aumentam em 157, passando dos 2.833 veículos para os 2.990.

O comunicado do MAI não avança números em relação aos meios aéreos, mas a Força Aérea já tinha indicado anteriormente à Lusa que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) de 2023 prevê 72 aviões, mais 12 do que em anos anteriores, mas este número depende do resultado de dois concursos públicos.

PUBLICIDADE

publicidade

No sábado, entrou em vigor a diretiva financeira 2023, que estabelece a comparticipação do Estado às despesas resultantes das intervenções dos corpos de bombeiros nos diferentes dispositivos operacionais da proteção civil, nomeadamente no DECIR.

Segundo a diretiva financeira, os bombeiros voluntários que integram o DECIR vão receber este ano 64 euros por dia, mais três euros do que em 2022, enquanto a comparticipação diária aos elementos de comando sobe de 71 para 74,7 euros.

No documento estão incluídas, entre outras, as despesas dos bombeiros voluntários com combustíveis, equipamentos, veículos e alimentação de proteção individual.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, preside hoje à sessão pública de apresentação do DECIR, na qual participam a secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e o secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE