Coimbra

Governo alarga apoio a agricultores de mais oito concelhos do Centro

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-11-2018

 

 

PUBLICIDADE

 O Governo alargou os apoios do Estado a mais oito concelhos cujos agricultores foram atingidos pela tempestade Leslie, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os titulares das explorações agrícolas atingidas nos concelhos de Sever do Vouga, Vila Nova de Poiares, Alvaiázere, Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão, que registaram prejuízos, podem agora também recorrer à medida de apoio ao restabelecimento do potencial produtivo”, informa em comunicado o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (MAFDR).

O gabinete do ministro Luís Capoulas Santos indica que as novas candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural (PDR 2020) podem ser apresentadas até 15 de dezembro.

PUBLICIDADE

Na totalidade, os produtores agrícolas atingidos pela tempestade, nos dias 13 e 14 de outubro, “poderão contar com um apoio de 15 milhões de euros a fundo perdido, que se destinam ao restabelecimento do potencial produtivo”.

Os níveis de apoio são os seguintes: 100% para prejuízos até 5.000 euros, 85% para prejuízos entre 5.000 e 50 mil euros, e 50% para prejuízos entre 50 mil e 800 mil euros.

“Após a abertura das candidaturas aos apoios disponibilizados pelo Governo para minimizar os prejuízos sofridos pelos agricultores na sequência da tempestade Leslie”, que atingiu municípios dos distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria, na região Centro, o MAFDR “deu continuidade ao processo de levantamento de prejuízos, tendo identificado novas zonas afetadas”.

A medida, segundo a nota do Ministério da Agricultura, “abrange infraestruturas, instalações e equipamentos agrícolas e também perdas em animais e culturas permanentes, como é o caso de olivais, vinhas e pomares, de explorações”.

“As despesas serão elegíveis a partir da data da ocorrência dos prejuízos, dia 13 de outubro, e os pagamentos poderão ter lugar após a contratação dos projetos junto do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), contra apresentação da fatura”, esclarece.

Os concelhos do distrito de Aveiro abrangidos por estes apoios são os seguintes: Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mealhada, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

No distrito de Coimbra, as ajudas contemplam os municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares.

Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de Mós são os concelhos abrangidos no distrito de Leiria.

Já em Viseu, os apoios minimizam prejuízos em explorações de Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Viseu e Vouzela.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE