Mundo

Governador de Nova Iorque demite-se após investigação sobre assédio

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-08-2021

Segundo o JN (Jornal de Notícias), o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, anunciou a sua demissão esta terça-feira, depois de 11 mulheres o terem acusado de assédio sexual.

PUBLICIDADE

“Acho que, dadas as circunstâncias, a melhor forma de ajudar agora é afastar-me”, disse Cuomo. “A minha renúncia terá efeito dentro de 14 dias”.

Um inquérito independente acusou Cuomo de instituir umacultura de medo no interior da sua administração. “O inquérito independente concluiu que o governador Andrew Cuomo assediou sexualmente várias mulheres e, ao fazê-lo, violou a lei federal e a do estado”, afirmou em conferência de imprensa a procuradora do estado de Nova Iorque, Letitia James, acrescentando que entre as vítimas se incluem “antigas e atuais” funcionárias do estado.

PUBLICIDADE

O relatório de 169 páginas, concluído após cinco meses de investigação com “entrevistas a 179 pessoas e a obtenção de 74 mil provas”, inclui 11 denunciantes cujas alegações são descritas com grande detalhe, com todas a considerarem “perturbador, humilhante incómodo e inapropriado” o comportamento do visado.

Andrew Cuomo, que pertence ao partido Democrata, negou as acusações de que é alvo, insistindo que “os factos são muito diferentes do que aquilo que foi retratado”. “Quero que saibam diretamente por mim que nunca toquei ninguém de uma forma inadequada nem fiz insinuações sexuais inadequadas”, afirmou.

PUBLICIDADE

publicidade

Político com larga experiência, destacou-se durante a pandemia de covid-19, com muitos a reconhecerem a sua competência e habilidade para gerir a situação quando Nova Iorque e a sua região se tornaram o epicentro da crise, na primavera de 2020.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE